Os efeitos da pandemia na economia

Tema: Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/03/2021
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em meio a pandemia do covid-19, governos e população enfrentam um dilema: lockdown ou não? Alguns dizem que o Brasil não pode parar e que devem-se se devem abrir até os serviços não-essenciais, outros preferem ficar em casa e só sair em casos extremamente necessários, seja para preservar a própria saúde e a dos que moram consigo, seja para não piorar o estado decadente do sistema sanitário nacional. (Não contextualizou o tema propriamente dito. Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) Quanto maior o índice de isolamento social, menor o índice de transmissão do vírus, logo, menos infectados. Quanto menos infectados, maior abertura para fazer o que estávamos acostumados no pré-pandemia. O problema é que levaria tempo para a transmissão cair, e o povo é imediato. (Argumentação limitada)

(Melhore a estratégia coesiva) A economia logicamente será afetada neste período de pandemia e não só no Brasil. Como manda o prefixo "pan", o mundo todo está sofrendo as consequências da diminuição da produção, da queda do poder aquisitivo da população entre outros efeitos do vírus, então o mundo todo tem que se aliar para combater o novo coronavírus. (Abordagem superficial do tema)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Assim, é necessário que os governos (Muito bem. Apresentou o agente) façam seu trabalho e tomem decisões para o benefício do povo, tenham firmeza e fiscalizem o distanciamento. É preciso também que as pessoas tenham consciência de que o isolamento pode ser indesejado, afinal, somos seres sociais, mas, unidos, tudo passará mais rápido. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos