Tentativa Número 2 (KMQ)

Tema: Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 07/03/2021
Nota tradicional: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Durante a Idade Média ocorreu uma grande pandemia gerada por uma doença denominada "Peste Negra", nesse período teve um grande índice de contaminados e mortos. Na atualidade, infelizmente, a humanidade está passando por um processo semelhante devido ao vírus Covid-19. Em casos como esses é de grande importância o isolamento social para evitar mais contaminações. (O tema foi abordado de forma tangencial) Mas, isso não está sendo concretizado no Brasil, seja pela falta de conscientização da população, ou seja pela ineficiência do Estado em garantir os direitos cívicos aos cidadãos. (Muito bem. Formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é importante destacar como o entendimento das pessoas ajudam a minimizar o panorama supracitado. Segundo o sociólogo brasileiro Betinho, "Só a participação cidadã é capaz de mudar o país". Sob tal ótica, fica evidente que os brasileiros têm um grande papel no enfrentamento da problemática, já que o isolamento social se mostra mais efetivo com a participação da população. Isso de acordo com a pesquisa publicada na revista científica "Plos One", que aponta o isolamento como uma grande arma na redução de mortos. Dessa forma, a sociedade brasileira deve ser orientada a participar da medida para melhor combate à pandemia. (Boas discussões. Delimite e explore com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Segundamente, é necessário evidenciar como a ineficiência do governo pode agravar a situação. A Constituição federal de 1988 assume que é dever do Estado mediante a políticas sociais e econômicas garantir o direito à saúde a todos. Entretanto, não está sendo seguro a eficiência dessa prerrogativa, haja vista a aglomeração gerada em locais de recolhimento do auxílio emergencial, devido a pouca eficácia no que diz respeito a entrega dessa garantia a população menos favorecida, comprometendo o isolamento social. Com base nisso, são imprescindíveis mudanças para reverter tal conjuntura. (Melhore a apresentação da discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, o Ministério da Saúde deve, por meio das mídias digitais, (Muito bem. Apresentou o agente) realizar campanhas educativas visando esclarecer a população da importância do isolamento, isso com dados e comprovações científicas, com o objetivo de fazer a sociedade se comprometer com a medida, assim tornado mais eficaz a redução de contaminações. Ademais, o Ministério da Economia deve, por intermédio de divulgações em redes sociais, fornecer dias e horários para uma quantidade determinada de pessoas irem recolher o benefício do governo, com o intuito de diminuir a aglomeração em pontos de recolhimento do auxílio.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos