[Sem título]

Tema: Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 06/03/2021
Nota tradicional: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O debate sobre a importância do isolamento social tornou-se uma polêmica no Brasil, especialistas como o infectologista Rodrigo Contrera, em resposta à revista CNN (Vírgula) afirma que essa medida é a mais eficaz contra a propagação da covid-19 no país. No entanto, o presidente Jair Bolsonaro discorda, afirmando que ficar em casa é para os "fracos" e "a economia não pode parar de girar" durante uma afirmação em Mato Grosso. Dessa forma, milhares de brasileiros se aglomeram diariamente devido a falta de informação, negando, assim, a gravidade da pandemia. (Melhore a contextualização do tema) 

(Melhore a estratégia coesiva) "É fato social toda maneira de agir,fixa ou não, suscetível de exercer sobre o individuo uma coerção exterior" (Ponto final) A partir da frase do sociólogo Émily Durkeim, podemos fazer algumas análises da sociedade atual, uma delas é a falta de entendimento da população brasileira sobre o novo coronavírus, devido a propagação de informações falsas. Diante desse cenário, a população age de maneira irresponsável contrariando opiniões científicas. Não só é culpa dos brasileiros que agem de tal maneira, mas também de toda uma estrutura governamental que não informa melhor a população sobre a gravidade do problema. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é inadmissível que autoridades políticas insistam que a economia é mais importante que a vida humana. De acordo com dados do Ministério da Saúde, desde o começo da pandemia, o país já registrou 262.770 mil mortes. No dia 04 de março de 2021, o país registrou 1.910 mortes evidenciando que, de fato, as autoridades governamentais não conseguiram controlar a pandemia e que após um ano, (Sem vírgula) precisamos urgentemente adotar medidas rigídas, como o isolamento social tão negado pelo governo. (As discussões precisam ser mais exploradas) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Logo, medidas públicas são necessárias para alterar esse cenário. Para que isso ocorra, o Ministério da Sáude e Ministério da Economia (Muito bem. Apresentou o agente), em parceria com as secretarias estaduais de educação, deverão criar um plano nacional que esteja incluso o repasse de verbas para contratação de agentes fiscais que informem a população sobre a importância do isolamento social em todo território nacional, e que uma parte da verba seja destinada para fiscalização de aglomerações em bares, restaurantes, boates e etc. A partir dessas parcerias, espera-se que ocorra uma mudança significativa na curva epidemiológica do país. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos