[Sem título]

Tema: Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/03/2021
Nota tradicional: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É de conhecimento geral que, (Sem vírgula) não há doses suficientes para abastar a população no sentido de lutar contra a pandemia, providência a qual o governo decretou foi continuar o isolamento social. Conquanto, há ainda a necessidade dos cidadãos quebrar tais regras (Vírgula) a fim de manter seus lares. Segundo o levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil encerrou o mês de novembro de 2020 com um contingente e 14 milhões e desempregados. Com isso faz - se necessária uma intervenção que busque garantir o sustento dos brasileiros de forma segura e eficaz. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

(Melhore a estratégia coesiva) De um lado está os necessitados um povo desprovido de recursos, o qual a maioria é composta por autônomos e desempregados, sendo obrigados a se exporem, porém quando sem sucesso, (Problemas na construção de sentido) passam por dificuldades como fome, despejo, inadimplências, entre outras. Por outro lado os imprudentes, mesmo com toda disseminação a respeito da precaução contra o Covid - 19, ainda encontra - se pessoas sem máscaras envolvidas em aglomerações, festas clandestinas desrespeitando o distanciamento, sem se preocupar consigo e com o próximo. Como consequência disso está a lotação dos leitos de UTI (Desenvolva a sigla)(Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Com intuito de alertar no que se refere a situação atual do país, é de extrema magnitude que as autoridades se posicionem em relação àqueles que ignoram os meios de proteção. É importante que haja campanhas do governo e até mesmo juntamente (Melhore a progressão de ideias) a ONGs (Desenvolva a sigla) ou indivíduos abastados com doação de máscaras, álcool, cestas básicas colocando em prioridade pessoas de extrema pobreza e baixa renda. Para isso, cabe as secretarias (Muito bem. Apresentou o agente) mobilizar funcionários (Vírgula) a fim de estudar, pesquisar e dar oportunidades de socorro a quem realmente precisa. Para recebimento de benefícios é imprescindível que o responsável realize agendamentos com a intenção de evitar multidões. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos