Violência simbólica

Tema: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 26/02/2021
Nota tradicional: 920
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na Grécia Antiga, especificamente em Esparta, bebês e pessoas com algum tipo de limitação física, sensorial ou cognitiva eram lançados ao mar ou em precipícios. Apesar de esse tipo de situação não ser praticada na contemporaneidade, os indivíduos que possuem algum tipo de limitação, especialmente, cognitivas sofrem com o estigma social. Nesse sentido, é evidente que o preconceito é um problema motivado por fatores históricos e pela falta de informação acerca das doenças mentais. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira instância, no livro “Holocausto Brasileiro", da escritora Daniela Arbex, é documentada a história de maus-tratos, no hospital de Barbacena, sofridas por pessoas que eram consideradas loucas. Esse fato vergonhoso da história do Brasil ficou conhecido como holocausto brasileiro -o que deu título à obra de Daniela-, uma vez que foi considerado um massacre de indivíduos apenas por possuírem algum transtorno mental, a exemplo de ansiedade e depressão. Além disso, isso deixa nítido que os colaboradores desse aro hostil são incompreensíveis, haja vista que deveriam ter oferecido um tratamento de saúde para as vítimas e não tê-las massacrado. (Ótimas discussões. Delimite e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a repulsa relacionada às patologias mentais na comunidade brasileira está diretamente associada ao pensamento retrógrado de que os indivíduos que possuem algum transtorno mental são incapazes de realizar tarefas como trabalhar e estudar, por exemplo. A esse respeito, o filósofo francês Pierre Bourdieu desenvolveu a teoria conhecida como Violência Simbólica, a qual consiste na ideia de que a violência se manifesta não só na forma física, mas também na forma simbólica – psicológica. Nessa lógica, o pensamento de que as pessoas que têm depressão, ansiedade ou síndrome de Bournout , por exemplo, são incapazes de trabalhar ou de fazer qualquer outra atividade é uma forma de violência simbólica, já que a dignidade dessas pessoas é ferida, o que evidencia que a sociedade ainda compartilha o pensamento errôneo -o de achar que essas pessoas são inúteis- da Grécia Antiga. (Ótimas discussões)

(Boa estratégia coesiva) É imprescindível, portanto, que o Ministério da Saúde (Muito bem. Apresentou o agente), em parceria com o Ministério da Educação (Vírgula) elabore campanhas informativas e educativas sobre as doenças mentais. Esse projeto poderá ser feito por meio da mídia, especificamente, das redes sociais, haja vista que o público é bastante abrangente. Adicionalmente, essas campanhas terão como principal objetivo desconstruir o pensamento preconceituoso, reproduzido pela comunidade brasileira, de achar que indivíduos que nascem ou que adquirem alguma doença mental são incapazes. (A proposta de intervenção está incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos