[Sem título]

Tema: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 26/02/2021
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na série "Os 13 porquês" (Vírgula) do catálogo da Netflix, narra a historia de Hanna Backer, uma jovem que sofre de depressão, e que passa por inúmeros conflitos que acarretam em seu suicídio. O que infelizmente é uma realidade no Brasil. De acordo com a OMS (Desenvolva a sigla), o Brasil é o país mais depressivo da América Latina, e cerca de 11,5 milhões de brasileiros sofrem desse transtorno, tendo hoje como maiores vítimas os jovens. (Não formulou a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) Nota-se que o aumento dos casos de depressão entre os jovens tem como maior fator as redes sociais, que influenciam constantemente suas vidas e escolhas, fazendo com que muitos tentem se encaixar em padrões, buscando a aceitação externa, e a viverem acreditando que existe uma vida perfeita atrás dos holofotes. Outro fator existente é a pressão nos estudos, nas notas e no futuro, imposta pelos pais. (Abordagem superficial do tema)

(Boa estratégia coesiva) Em consequência disso, encontra-se jovens psicologicamente abalados que se frustram ao tentarem se manter dentro dos padrões, que não sabem agir nas dificuldades vividas no meio familiar, escolar e social, e que não encontram ajuda sócio-emocional socioemocional em suas casas e muitas das vezes não buscam ajuda médica, por falta de informação dos familiares que, em grande parte, consideram "frescura" o comportamento dos jovens, que se veem sozinhos em meio aos conflitos internos. (Abordagem superficial do tema)

(Boa estratégia coesiva) Levando em consideração os fatos apresentados, cabe ao Ministério da Saúde (Muito bem. Apresentou o agente) propagar por meio de campanhas, em postos de saúde e escolas, a conscientização das causas da depressão, e outros transtornos, e de que forma afetam os jovens, buscando, assim, informar os primeiros sinais e sintomas que, com atendimento psicológico antecipado, podem evitar que se transforme em um problema maior. (Ideias fragmentadas) Reduzindo, assim, o número elevado de pessoas afetadas por doenças mentais. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos