Saúde como demérito

Tema: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 25/02/2021
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No filme "Palavras nas Paredes dos Banheiros", Adam, um adolescente estudante do ensino médio, descobre após um surto psicótico que possui esquizofrenia, um distúrbio mental que causa alucinações desestabilizantes. Por causa disso, é forçado a trocar constantemente de escola em decorrência do bullying e da exclusão que sofria por parte de alunos e professores por possuir tal condição. Mesmo se passando nos Estados Unidos, o filme serve de espelho para a situação de milhões de brasileiros em posições semelhantes ao do protagonista. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Sob esse viés, pode-se notar a forte psicofobia no país. Caracterizada como uma antipatia e aversão a portadores de doenças mentais, é um conjunto de micro agressões extremamente naturalizada e disseminada no Brasil, o que contribuindo para a segregação desse grupo. Essa hostilidade envolta do debate sobre saúde mental está fortemente interligada à sociedade patriarcal, a qual promove uma série de mitos sociais que reforçam a ideia de "homens de verdade" os quais não possuem sentimentos ou fraquezas. O resultado deste tipo de "senso comum" é a falta de desenvolvimento pessoal e emocional por parte dos afetados, resultando um encapsulamento de emoções negativas, fazendo-os buscarem conforto em atividades insalutíferas, tais como drogas e bebidas alcoólicas. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o número de mulheres que sofrem com depressão é 30% maior do que os dos homens, no entanto, a taxa de suicídio entre o sexo masculino é mais de 70%, por serem menos prováveis de procurarem ajuda médica e temerem o julgamento social. (Delimite e explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Em resumo, essa degradação gerada pela sociedade apenas favorece a marginalização das próprias pessoas que a compõe. Conclui-se, portanto, que as medidas necessárias para diminuir os impactos do estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira, seja a produção de programas audiovisuais (filmes, comerciais, novelas etc), por serem mais acessíveis pela população em geral. Sendo de responsabilidade da Ancine (Agência Nacional de Cinema) (Muito bem. Apresentou o agente), em conjunto com o Ministério da Saúde, desenvolverem projetos de incentivação à procura de tratamento médico e ser assim um começo para normalização dos transtornos psicológicos na sociedade. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos