Judas Iscariotes

Tema: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 23/02/2021
Nota tradicional: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Bíblia retrata que Judas pela angústia de ter traído a Deus sucumbe ao suicídio. Ánalogo a isso,hodiernamente, na realidade brasileira, a exigência de uma vida perfeita (Vírgula) bem como a falta de informação corroboram para o sofrimento diário de uma expressiva parcela da população que muitas vezes, infelizmente, possuem o fim de Judas. Destarte, faz-se imprescindível o debate acerca do estigma relacionado a doenças mentais, bem como medidas que atenuem esse quadro. (Melhore a contextualização do tema)

(Boa estratégia coesiva) A priori, de acordo com a filosofia kantiana é necessário agir de tal maneira para que essa prática possa ser considerada universal. Entretanto a exigência de uma vida perfeita vai de encontro à máxima supracitada. Para ratificar essa tese, segundo a pesquisa realizada pela OMS (Desenvolva a sigla), em 2017, o Brasil é o segundo mais afetado pela depressão mundialmente. Isso porque, com o fomento das redes sociais cria-se uma bolha social de vida perfeita em que parecer é mais importante que ser. E isso, por conseguinte, acarreta danos à saúde mental do indivíduo por não ser capaz de atingir o nível de perfeição modulado. Nesse sentido, é imprescindível ações que visem minimizar a questão em prol da saúde grupal. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, a ausência de interesse em relação a mazelas mentais perpetua o preconceito na sociedade. Para comprovação dessa assertiva, no Brasil Colônia do século XVIII, o preconceito advindo desse época contra os negros nela escravizados perpetua-se até o contexto contemporâneo. Sob essa ótica, engendra-se uma perspectiva da valorização da saúde e bem-estar físico em detrimento do mental, concomitantemente, a ataraxia - que conforme o Estoicismo refere-se a impertubalidade da alma- é deturpada. Portanto, é necessário a dissolução desse quadro urgentemente. (Explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, dessa maneira, a urgência de medidas que revertam a problemática. Para isso, o governo federal, através de verbas governamentais direcionadas para a educação, (Muito bem. Apresentou o agente) deve criar uma grade curricular de inteligência emocional nas escolas desde o nível fundamental até o ensino médio, com aulas que ocoram duas vezes por semana, a qual possuam psicólogos e especialistas da área da saúde mental, onde deve haver o diálogo sobre doenças mentais - como depressão, ansiedade e transtorno bipolar. Com o fito de estourar a bolha social da perfeição e assim instruir cidadãos e alcançar a ataraxia mental. 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos