Tentativa Número 1 (KMQ)

Tema: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 22/02/2021
Nota tradicional: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Durante o século XXI o número de casos de pessoas com problemas mentias  mentais só vem aumentando (Melhore a progressão de ideias) - principalmente no Brasil - e, infelizmente, existe um grande estigma da sociedade em relação aos mesmos, que deve ser combatido o mais rápido possível (Melhore a construção de sentido). Esse preconceito se dá, (Sem vírgula) seja pela falta de conhecimento da população em relação às doença mentais, além, (Sem vírgula) da ineficiência do Estado se tratando da problemática. (Muito bem. Formulou a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é imprescindível salientar como a falta de entendimento dos brasileiros sobre o panorama supracitado agrava a situação. Segundo a narrativa do filósofo Platão denominada "O Mito da Caverna", haviam três prisioneiros acorrentados desde o nascimento em uma caverna, onde possuíam apenas como informação as sombras e sons que apareciam no local, tendo uma visão totalmente turva sobre a realidade. Analogamente a essa história, percebe-se como a visão errada sobre determinado assunto causa estranheza e afeta a forma de compreensão sobre um problema, e isso, infelizmente (Vírgula) é o que ocorre em relação a essas doenças. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Segundamente, vale ressaltar a ineficiência do governo no tratamento de tais problemas, que assola grande parte do povo brasileiro. De acordo com Thomas Hobbes, o Estado deve arcar com o bem-estar da população. Entretanto, no Brasil, tal pensamento é realizado com pouca eficiência, quando se trata do enfrentamento baixa saúde mental. Tendo em vista que o país é o primeiro com mais casos de depressão na população em relação a América Latina, dado divulgado em 2017 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Certamente, isso não pode ficar assim, é uma incidência muito alta e deve ser combatida. (Abordagem superficial do tema)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, fica evidente a necessidade de medidas para amenizar essa situação. O Ministério da Saúde (Muito bem. Apresentou o agente) deve, por meio de palestras em escolas e universidades, conscientizar a população acerca das doenças mentais, evidenciando ao máximo que elas são realmente um problema e não um motivo para satirizar as pessoas, com o objetivo de findar o preconceito dos cidadãos sobre o tema. Ademais, o governo federal deve construir campanhas de tratamento psicológico, por intermédio de verbas públicas, com o intuito de amenizar a quantidade de brasileiros em estado de depressão no país. Fazendo isso, o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira terá seu fim.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos