A desinformação em relação à saúde mental

Tema: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 21/02/2021
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Brasil é um país grande e repleto de diversidades; (Vírgula) em um lugar assim, mentiras e boatos incorretos podem se espalhar facilmente, principalmente quando o assunto é doença. Na sociedade brasileira atual, diversos tipos de preconceitos estão presentes, e o preconceito em relação à saúde mental, (Sem vírgula) não é uma exceção. (Melhore a contextualização do tema) 

(Melhore a estratégia coesiva) De acordo com dados divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) (Vírgula) em fevereiro de 2017, o Brasil é o país mais depressivo da América Latina, mais de 11,5 milhões de brasileiros têm depressão. (Não compreende a estrutura do texto. Abordagem superficial do tema) 

(Boa estratégia coesiva) Porém, apesar das estatísticas, o preconceito com pessoas que possuem algum tipo de doença mental é recorrente no Brasil. Aqueles, (Sem vírgula)  que de maneira errônea afirmam que doenças mentais não existem (Vírgula) ou são "frescura", contribuem para que o estigma em torno desse assunto cresça cada vez mais. (Abordagem superficial do tema proposto)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, as doenças mentais não podem mais ser ignoradas, e para que isso aconteça, torna-se necessário que a sociedade seja conscientizada de maneira que entenda, (Sem vírgula) que as enfermidades mentais precisam ser tratadas de maneira cuidadosa, assim como todas as doenças físicas são. Essa conscientização deve ser feita nas mídias, empresas e principalmente nas escolas para que esse conceito seja implementado no meio da sociedade desde a raíz dela, as crianças e esse preconceito possa ser extinto. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos