Como afirma um ditado poular,"não adianta tapar o Sol com a peneira".Um exemplo disso é a construção de muros separando Mata Atântica e favelas cariocas. É inegavel que obstáculos como esse não reduzem a violência e a corrupção,mas só fazem aumentar a segregação social.
A sociedade já teve exemplos na História de que a construção de muros não são medidas eficazes para eliminar uma ideologia, como em Berlim, ou a imigração ilegal,como nos Estados Unidos.
No Brasil, não será diferente.Sabemos que a expansão das favelas se deve ao fato de muitas pessoas se deslocarem para este local porque estão desempregadas e não têm onde morar.Como a corrupção vence qualquer obstáculo, esses veem no mundo do crime a chance de melhorar de vida.
Mas, é importante lembrar que moradores não influenciados por essa corrupção já enfrentam muitos obstáculos, principalmente a violência.É desnecessário que eles enfrentem mais essa barreira.
Portanto,se não forem implantadas políticas públicas visadas em educação, saúde, segurança, moradias decentes e oportunidades de emprego, a expansão das favelas continuará existindo.A construção de muros não reterá tal expansão, nem a ideologia de corrupção existente nesse local.
Dados correção tradicional
1: Fique atento para que os parágrafos não fiquem incompletos. É necessário fornecer mais informações para o leitor a fim de que ele compreenda as suas ideias. No primeiro caso, tente explorar mais os exemplos na História, explicando melhor os acontecimentos citados. No segundo caso, discorra mais sobre a barreira que você menciona.
2: Cuidado com os pronomes relativos. Eles devem fazer referência a algo dito anteriormente. Em seu texto você fala sobre "muitas pessoas", então o pronome deveria ser essas.
3: Evite a repetição de palavras. Procure no dicionário sinônimos para ajudá-lo a dar mais harmonia ao texto.
Avaliação Geral: Apesar do seu texto não ter fugido do tema e você demonstrar bom conhecimento sobre o assunto proposto, é necessário que você se concentre na estrutura do texto. A organização em parágrafos com ideias completas ajuda a melhorar a compreensão da redação, além de harmonizá-la.
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 0.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 0.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1 |
NOTA FINAL: | 4 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |