aaaaaaaaa saude mental

Tema: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 15/02/2021
Nota tradicional: 760
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No livro "Os 13 Porquês", a personagem Hanna não consegue lidar sozinha com seus traumas e sofrimento (Vírgula) e acerca desse problema comete suicídio. Apesar de ficcional, o suicídio ocorre na sociedade devido a uma série de fatores, e principalmente pela falta de acompanhamento psicológico que é ofertada para parte da população brasileira. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 11 milhões de brasileiros encontravam-se depressivos em 2017. O número de pessoas com ansiedade e depressão cresce ao longo dos anos decorrente a vida com inúmeros compromissos e pressões sociais. (O tema foi desenvolvido de forma tangencial. Reestruture e formule a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, o sociólogo Émile Durkheim analisa o suicídio como fato social. Quando o indivíduo comete suicídio, a sociedade falhou por não lhe oferecer a ajuda necessária. Sendo assim, ressalta-se a importância do acompanhamento psicológico e psiquiátrico entre pessoas que apresentam problemas em relação a saúde mental, que podem desencadear outros problemas relacionados à saúde como compulsão alimentar, gastrite, bulimia e anorexia. (Abordagem superficial do tema. Reestruture) 

(Boa estratégia coesiva) Esegundo lugar, é comum encontrar na internet diversas pessoas que se auto diagnosticam com alguma doença mental é muito importante destacar a importância do profissional que avalia e orienta realmente o indivíduo que apresenta algum distúrbio. O bombardeamento de informações, a pressão estética e a falta de tempo são alguns dos fatores que abalam a saúde mental de grande parte da sociedade. Em outubro de 2020, a artista Pulga Alpaca retratou diversos distúrbios mentais por meio de maquiagens artísticas, retratou cada doença como um monstro e evidenciou os estigmas causados por eles. (Reestruture as discussões. Abordagem superficial)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, constata-se o acentuado número de indivíduos que precisam de atendimento psicológico no país. Logo, cabe ao Estado e ao Ministério da Saúde - ´órgão responsável pela saúde no país - (Muio bem. Apresentou e fez detalhamento do agente) fazer com que os atendimentos psicológicos sejam mais acessíveis para a população brasileira. Isso pode ocorrer por meio de atendimento gratuito em postos de saúde e escolas, afim  a fim de que proporcione uma maior saúde mental aos brasileiros.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos