[Sem título]

Tema: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/02/2021
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente, um dos maiores e mais preocupantes problemas encontrados na sociedade brasileira é o aumento dos casos relacionados à saúde mental, em especial a depressão, fazendo com que o Brasil seja um dos países com os maiores índices do mundo. (Abordagem tangencial do tema. Reestruture e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) A priori, a origem de tais problemas está diretamente ligada a fatores dominantes do cotidiano que, aliados ao estresse e a outras preocupações que a vida moderna impõe, acabam por levar o indivíduo a este estado de desânimo e sofrimento, pois diferentemente de quaisquer outras doenças, a saúde mental é abalada por meio de ações internas ou externas do subconsciente, como os problemas pessoais ou causados no ambiente ao qual estão submetidos, seja familiar, acadêmico ou laboral. (Abordagem tangencial do tema)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a mídia também pode corroborar com este mal, tendo em vista que, com um estado emocional já não sadio, a alta exposição nas redes sociais é uma forte impulsionadora para que a condição depressiva do sujeito seja elevada, ou seja, o sentimento de felicidade seja moldado conforme os estereótipos midiáticos, e na incapacidade de possuí-los, vê sua auto estima autoestima descender. (Abordagem tangencial do tema)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é mister a criação de um programa social governamental, com apoio de empresas do setor privado que, por meio de palestras e debates com psicólogos e especialistas, auxilie na identificação de sintomas e situações que possam levar a esta condição; com isso, os cidadãos poderão sentir-se amparados, e a sociedade poderá caminhar para o fim do "mal do século". 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos