O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

Tema: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/02/2021
Nota tradicional: 760
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A palavra alienista significa "profissional especializado em 'alienação mental' ou loucura". No conto de Machado de Assis "O alienista" (Vírgula) o tema central trata sobre doenças mentais e o grande preconceito voltado a elas, com a história do doutor Bacamarte, que cria um manicômio e confina todos aqueles que ele considera "fora do padrão". (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) Em tempos mais antigos, qualquer sinal de transtornos mentais era considerado loucura ou até mesmo bruxaria, sendo essas pessoas julgadas e condenadas por toda uma sociedade. Hoje em dia esses temas são muito mais debatidos, os lugares de fala são muito mais abrangentes e há muitos profissionais especializados no assunto, mas é impossível fechar os olhos para o preconceito que atinge um grande número de pessoas por conta de ideais arcaicos, egoístas e nem um pouco empáticos. (Abordagem limitada do tema) 

(Melhore a estratégia coesiva) Existem muitos tipos e níveis de doenças mentais, mas sem dúvidas a mais conhecida e debatida é a depressão. Informações como "322 milhões de pessoas convivem com depressão no mundo todo" e "O Brasil é o país com mais casos de depressão da América Latina" são reais e assustadoras, e é necessário analisar o fato de que muitos se recusam a acreditar que a depressão é uma doença extremamente séria e que mata milhares de pessoas todos os ano (Melhore a construção dessa ideia). Esse estigma acaba se dando por muitas razões , o medo de ver uma pessoa querida passando por um episódio depressivo, medo esse que leva á negação, a falta de condições para arcar com um tratamento, o que causa um estresse, ou o puro preconceito que cega as pessoas e as fazem enxergar a doença como "frescura". (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Saúde (Boa. Apresentou o agente), em conjunto com o CVV (centro de valorização da vida), deve chamar atenção para o fato de que depressão é coisa séria e tentar eliminar o preconceito, com palestras ministradas em escolas para alunos e famílias, entrevistas com pessoas que vivem com doenças mentais e vídeos educativos sobre o assunto, em busca de fazer a sociedade repensar determinadas crenças. Com a ajuda do governo e da sociedade, há uma esperança de que esse estigma um dia possa ser curado. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos