¡!

Tema: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 01/02/2021
Nota tradicional: 760
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na série "Big Mouth", original Netflix, é retratado casos de doenças mentais que assolam à vida dos jovens na sociedade. Para além da ficção, tais enfermidades afetam boa parte dos indivíduos - e não apenas pessoas de 14 a 24 anos - tendo em vista que (Vírgula)de acordo com a Organização Mundial da Saúde (2017), 322 milhões de pessoas no mundo estavam com depressão. Apesar disso, a doença - e as demais - ainda é bastante menosprezada e, por isso, necessita de mais aparato social. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) Através do período colonial, o Brasil desenvolveu-se como um país religioso em sua estrutura. A religião, socialmente imposta, é um fato social, como defende Émile Durkheim, pois é coercitiva, generalizada e exterior aos indivíduos. Dito isso, não seria uma excentricidade afirmar que a religião compactua com os estigmas relacionados aos transtornos mentais com suposições como "falta de Deus", "frescura", "pessoas pecaminosas", etc. Contudo, tais constatações soam de forma irônica, levando em consideração que a nossa nação é a mais depressiva da América Latina. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, as relações interpessoais passaram por várias alterações na medida que o mundo vem tornando-se mais globalizado. Podemos citar o exemplo das redes sociais, que são utilizadas, em sua maioria, para encenar uma vida perfeita. Devido aos acontecimentos citados, é notório que a população, ao internalizar um padrão de vida inalcançável, acaba por adoecer mentalmente, principalmente se levarmos em consideração que desigualdades estruturais estão intrínsecas em nossa sociedade. (Abordagem limitada do tema)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas fazem-se necessárias para combater o impasse. Cabe ao Ministério da Saúde, (Sem vírgula) incluir (Muito bem. Apresentou o agente) o acompanhamento psicológico como exame de rotina para a população, além de aumentar o diálogo sobre a necessidade da preservação da saúde mental. Ademais, o Min. Saúde (Vírgula) juntamente com o Ministério da Educação (Vírgula) devem fornecer medidas de autocuidado nas instituições de ensino desde os anos iniciais, para que a educação seja cada vez mais libertadora. (A proposta de intervenção está incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos