[Sem título]

Tema: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 01/02/2021
Nota tradicional: 960
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na série americana "13 Reasons Why", a personagem principal, que possui depressão, não recebe a atenção necessária em relação a sua condição, o que a leva ao suicídio. Não distante da ficção, o estigma negativo associado às doenças mentais representa um grave problema na sociedade brasileira, o qual está intrinsecamente ligado à negligência estatal e social existente no país (Muito bem. Formulou a tese). Dessa forma, cabe analisar o individualismo presente no cenário atual e o importante papel do Estado em relação à problemática. (Ótima contextualização do tema)

(Boa estratégia coesiva) Diante de tal contexto, cabe mencionar que a população do Brasil está fortemente inserida em um modo de vida acelerado, em que o trabalho e busca por dinheiro são os objetivos principais. Nesse sentido, os cidadãos brasileiros se tornaram mais individualistas, o que explica a nociva negligência de grande parte da sociedade em relação às pessoas que possuem doenças mentais, como a depressão e a ansiedade. Sob tal perspectiva, destaca-se o pensamento de Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, o qual afirmava que a modernidade se caracteriza como uma época que passa a ter o individualismo como o centro da existência social. Tal ideia se assemelha diretamente com o lamentável cenário de estigmatização em relação ao sentimento do outro. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Outro ponto importante, nessa temática, é o fato de que (Vírgula) por se tratar de um assunto relacionado à saúde, o Estado é diretamente responsável por solucioná-lo, conforme previsto no Artigo 196 da Constituição federal brasileira. Lê-se, pois, contraditório que o Brasil seja o país com mais casos de depressão da América Latina. Essa situação evidencia que o governo ainda não possui ações eficazes no combate ao problema, o que, infelizmente, contribui com a estigmatização de caráter negacionista presente no cenário atual. (Delimite e explore mais as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, o Ministério da Saúde (Boa. Apresentou o agente) deve procurar informar toda a sociedade acerca da realidade das doenças mentais, por meio da criação do projeto "Saúde Brasil". Tal ação precisa ocorrer a partir da veiculação de vídeos curtos, na televisão e na internet, com relatos e entrevistas de grandes celebridades e psicólogos sobre o assunto. Espera-se, com isso, que a campanha tenha uma alta visibilidade nacional, a fim de desmistificar os preconceitos e estigmas existentes, como forma de evitar a repetição do triste acontecimento da série americana. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos