Teste da redação 22

Tema: A cultura da erotização infantil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 18/01/2021
Nota tradicional: 920
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em um dos episódios da série “Law And Order SVU”, a protagonista, detetive Benson, cuida de um caso envolvendo a erotização de uma criança, como forma de prazer para os colegas do pai. Fora da ficção, é possível perceber que a erotização infantil também se faz presente na realidade e apresenta contornos específicos. Com efeito, para melhor entender essa situação e os perigos que ela proporciona, é necessário analisar suas causas, sendo elas: (Muito bem. Apresentou a tese) a falta de informação, bem como a insuficiência legislativa. (Melhore a contextualização do tema)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, é importante salientar que a falta de informação é uma causa latente do problema. Segundo Foucault, na sociedade pós-moderna, muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. (Ideias fragmentadas) Visto que, (Sem vírgula) diversos casos estão atrelados a estruturas de poder econômicos e sociais, confere-se essa citação na realidade contemporânea brasileira. Diante disso, verifica-se uma lacuna em torno dos debates sobre a sexualização precoce, o que contribui com o aumento da falta da população sobre a questão, tornando sua resolução mais dificultada. (Delimite e explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, outra causa para configuração do problema é a insuficiência legislativa. (Ideias fragmentadas) Visto que, mesmo com a existência de leis para a proteção desses jovens, como na Constituição federal de 1988-que parte de uma doutrina de proteção integral da criança-os casos ainda estão presentes. Um exemplo que atingiu a mídia foi o da cantora Melody, que, ainda criança, era instruída pelo pai a utilizar sutiãs com bojo e posar para fotos de maneira imprópria, com o afinco de impulsionar sua carreira de cantora. As leis foram insuficientes para proteger essa garota que segue sendo sexualizada nas redes sociais e fora delas também. Reforçando, assim, o conceito de Foucault sobre as relações de poder silenciarem o tema.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, é preciso que o governo federal (Boa. Apresentou o agente) implemente palestras em praças públicas -para que todo cidadão tenha livre acesso- com o afinco de conscientizar a população sobre o pertinente problema e instruí-la a chamar as autoridades caso presenciem a situação. Ademais é necessário maior impulso nas leis de proteção à criança, por meio de implementação de multas graves e tempo na cadeia ampliado para os criminosos, com a aprovação do Poder Legislativo. Espera-se que, com essas medidas, crianças como a de Law and Order e Melody, (Sem vírgula) não tornem a experienciar a sexualização precoce.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos