[Sem título]

Tema: A cultura da erotização infantil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 14/01/2021
Nota tradicional: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando José Sarney atuava como presidente do Brasil, a Constituição (Vírgula) que ainda hoje rege o país (Vírgula) foi sancionada. Esse conjunto de leis assegura a criança que é dever de sua família lhe proteger de qualquer forma de negligência e exploração, entretanto esse público vem sendo influenciado pela cultura da erotização (Melhore a construção dessa ideia). Tal problema é desencadeado não só em razão da irresponsabilidade da família, mas também devido à forte influência da mídia entre as crianças.  (Muito bem. Formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, observa-se a família como principal meio de influência a uma criança, sendo a base da sociedade por direcionar o caráter e o futuro do indivíduo nela criado. Como afirmado na Constituição, é obrigação da família cuidar para que as crianças não sejam colocadas em posições que comprometam sua infância ou mesmo sua mentalidade (Vírgula) e assim não encurtem esse período essencial que formação da personalidade (Problemas na construção de ideias), como afirmado no portal Brasil Escola. (Delimite e explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Por outro viés, nota-se a má influência da mídia, que não só silencia esse problema recorrente, bem como distorce a situação provocando um sentido de corretismo a essa realidade. Como mencionada por Pierre Bourdieu: “O que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão”. Atualmente a internet popularizou-se no meio infantil e vem influenciando fortemente as crianças a sexualização, isso através de inúmeras formas, principalmente pelos aplicativos. A política de dados proposta à confirmação sempre que se adquire um novo programa vem sendo insuficiente para barrar tal realidade, gerando o acesso de menores igualmente a imagens, vídeos e entretenimentos que não lhe seriam permitidos perante a lei. (Delimite as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Analisando-se o proposto (Vírgula) é indubitável a atuação por parte da família através do ensino do uso das redes, acompanhando o uso feito pelas crianças e impondo restrições para que não sejam mais envolvidos na atual cultura de erotização. Além da essencial participação das mídias, que através de influenciadores digitais que atingem o público infantil devem expor este problema e combatê-lo com consciência. Dessa forma avançar-se-á para uma sociedade menos negligente com os que lhe formarão no futuro (Vírgula) ​​​​​​​e consequentemente mais ciente de seus deveres.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos