A EROTIZAÇÃO PREMATURA (VI)

Tema: A cultura da erotização infantil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 13/01/2021
Nota tradicional: 640
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A erotização infantil se caracteriza pela exposição a conteúdos e situações que incitam a sexualidade prematura. (Ideias fragmentadas) O que tem se tornado mais comum, devido as opções para a propagação desse tipo de conteúdo. As mídias sociais e brincadeiras entre familiares (Vírgula) com conotações sexuais, resultam na proximidade da petiz com a voluptuosidade. (Explore mais as discussões iniciais e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) O contato com esses conteúdos impróprios impulsionam a sua curiosidade. Tendo por conseguinte a perda de sua puerícia, que acaba replicando a sexualidade que lhe foi apresentada em seu cotidiano, como brincadeiras e gestos. (Ideias fragmentadas) Tornando as crianças mais vulneráveis á violência e ao abuso sexual. (Argumentação limitada)

(Melhore a estratégia coesiva) Assim a prevenção é a melhor medida. Sobretudo é importante deixar as crianças se desenvolverem em um ritmo saudável e próprio. (Ideias fragmentadas) Com cuidados e supervisões de seus responsáveis em relação as mídias sociais, dispositivos eletrônicos e orientações sobre atividades adequadas à idade, assim como a comunicação com os pais. Destarte as crianças são introduzidas a sexualidade de forma natural e no tempo adequado. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos