infâncias roubadas

Tema: A cultura da erotização infantil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 12/01/2021
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na sociedade contemporânea as crianças e pré-adolescentes vêm tendo acesso a conteúdos eróticos e adultos, os quais levam elas a terem um comportamento mais sexualizado. Por consequência disso, a infância lhes é tomada pela influência de comportamentos adultos nas midas  mídias que tem acesso, isso ocorre, (Sem vírgula) não só pela erotização de roupas para crianças, mas também pela instigação das redes sociais na infância. (Melhore a contextualização do tema)

(Boa estratégia coesiva) A priori as roupas mais cobiçadas entre as meninas são as que sensualizam o seu corpo. Outrossim , esta prática acaba por torná-las adultas de forma precoce roubando toda a magia da infância,Dessa maneira, as garotas se tornam mulheres muito cedo sem nem terem tempo de "brincar de boneca", por causa, (Sem vírgula) da influência das mídias, desenhos e séries tem em sua vida. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) A posteriori as redes sociais têm sido campo no qual (Melhore a construção dessa ideia) são muito expostos às crianças e pré-adolescentes a culturas mais maduras criando padrões de beleza infantil. Assim, muitos são manipuladas a seguir este padrão tornando-as mais adultas, é exemplo disto a atriz Mel maia que desde muito pequena foi exposta a um mundo muito adulto, o que a fez tornar-se mulher feita muito cedo, dessa forma muitos outros influenciados pela atriz tiveram o mesmo destino. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Em vista dos fatos apresentados faz se necessário que o Ministério da Educação-responsável pelo ensino no Brasil -  (Boa. Apresentou o agente) por meio de parcerias com os pais, pro,ovam palestras e conversas abertas sobre a sexualização para assim conscientizar desde cedo sobre esta prática , afim  a fim de mais nenhuma infância ser roubada pela "adultizaçao" precoce. (A proposta de intervenção está incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos