Inocência perdida

Tema: A cultura da erotização infantil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 12/01/2021
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em 2007, a Associação Norte-americana de Psicologia(APA na língua inglesa) denunciou conteúdos ilícitos para crianças que estimulavam o erotismo. Atualmente, as mídias comunicativas e as redes sociais influenciam os jovens a realizarem comportamentos sexuais, antecipando um período imprescindível: a infância. (Explore mais as discussões iniciais)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, os programas publicitados exibem uma temática mais relacionada aos adultos (Vírgula) como as cenas das telenovelas, propagandas comerciais e as revistas, "despertando" o interesse dos menores que estão assistindo e introduzindo-os para atitudes inadequadas às suas idades, mesmo indiretamente. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, o espaço cibernético revela uma esfera desigual que determina a beleza, incentivando crianças e adolescentes representarem padrões físicos considerados sensuais e atrativos. Como ocorreu com Gabriela Abreu Severino, a conhecida cantora Melody, ela se apresenta em suas publicações virtuais e videoclipes de forma atraente com a pouca idade. (Argumentação limitada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, o conteúdo divulgado pela mídia interfere o desenvolvimento natural de uma criança. Nesse contexto, o Ministério da Saúde deve iniciar uma campanha de conscientização denominada (Muito bem. Apresentou o agente) "Limites e cuidados" para jovens entre dez e quatorze anos adquirirem o conhecimento sobre educação sexual, por meio de palestras gratuitas em unidades básicas de saúde durante um ano após o confinamento. Assim, esse problema será moderado e possibilitará um futuro melhor para a sociedade infanto- juvenil. (A proposta de intervenção está incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos