Educação sexual x sexualização

Tema: A cultura da erotização infantil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 12/01/2021
Nota tradicional: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Durante a Idade Média (Vírgula) os corpos infantis eram retratados nos quadros como adultos em miniatura, pois naquela época a infância era pouco valorizada e vista (Vírgula) apenas, como uma passagem do nascimento para a vida adulta. Atualmente, há diversos estudos referentes ao mundo infantil. Com isso, as crianças possuem a liberdade de serem quem são e aproveitarem essa fase de maneira lúdica e curiosa. Por outro lado, essa mesma liberdade tem trazido conflitos e despertado a sexualidade precoce delas, o que pode causar um aceleramento para a vida adulta e desencadear transtornos psicológicos no futuro. Além disso, com a exposição em rede, consequentemente (Vírgula) pode abrir espaços para pedófilos. 

(Boa estratégia coesiva) Contudo, as crianças devem ser orientadas a evitarem a exposição excessiva nas redes sociais, pois através da aceleração de informações proporcionadas pela tecnologia, muitos pedófilos tem se aproveitado disso para cometer seus crimes (Reestruture essa discussão). Sendo assim, os pais devem acompanhar os filhos em suas comunicações em redes para a proteção da infância. No entanto, referente a sexualidade infantil, é de suma importância a família tratar esses assuntos para o desenvolvimento e educação sexual, o que pode evitar possíveis abusos sexuais e até mesmo assédios no mundo virtual. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, muitos pais involuntariamente acabam envolvendo as crianças demais nesse ambiente de sexualização dos corpos, eles não ensinam a educação sexual e (Vírgula) sim, a erotização infantil por meio de conteúdos de filmes, novelas e músicas, e até mesmo cenas do dia a dia, a infância vai sendo tomada por essa sexualidade adulta, através de palavras, gestos, danças e atitudes inapropriadas para a idade delas (Melhore a construção dessa ideia). Isso pode levar a adultização e desencadear sérios problemas no que se refere a vida sexual precoce, e até mesmo a gravidez na adolescência. (Delimite e explore mais as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, no que tange a educação sexual, as escolas ​​​​​​​(Boa. Apresentou o agente) devem proporcionar orientações por meio de reuniões de pais, alertando-os sobre os possíveis problemas gerados para seus filhos em relação a interferência de incentivo a sexualidade adulta na sexualidade infantil. No mais, as instituições de ensino deverão desenvolver junto ao seu corpo docentes, atividades elaboradas para trabalhar assuntos atuais sobre a sexualização infantil, por meio da educação sexual.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos