As mídias e a erotização infantil

Tema: A cultura da erotização infantil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 12/01/2021
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em virtude do cenário atual (Vírgula) a erotização infantil é um assunto que causa cada vez mais preocupação em especialistas e pesquisadores. E com a chegada das mídias sociais esta questão vem se agravando evidentemente. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) O amadurecimento precoce de crianças causa  a distorção de fases essenciais do desenvolvimento humano, como a diminuição da infância, prejudicando, além do crescimento físico e psicológico destas crianças, as relações com seus responsáveis, por isso este impasse vem atraindo olhares dos mais diferentes especialistas, como a psicopedagoga e psicopatóloga Iane Cruz Obando, que afirma ser necessário aprofundar o tema para compreender mais concretamente suas causas. (Delimite e explore mais as discussões)

(Melhore a estratégia coesiva) O fácil e rápido acesso de crianças às mais diversas mídias, como televisão, redes sociais, propagandas, sites e filmes, que possuem conteúdos prematuros às suas idades, tornaram a indução de crianças a determinados comportamentos não propícios a sua condição de criança, muito mais frequentes e perigosos. Por exemplo, o TikTok, mídia que fez muito sucesso no período de quarentena entre pessoas das mais diversas idades, foi uma explosão de erotização infantil, onde a exposição da sexualização precoce de crianças ficou evidente. (Explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Em vista disso, é dever do Ministério Público Federal (Boa. Apresentou o agente) fiscalizar o cumprimento do artigo 227 da Constituição federal de 1988 (Vírgula) e dos artigos 75, 240 e 241 do Estatuto da Criança e do Adolescente, leis responsáveis por garantir a segurança e o bem-estar da população brasileira e, no caso específico do Estatuto da Criança e do Adolescente, dos brasileiros menores de 18 anos. Esta ação deve ser realizada por intermédio de averiguações mais rápidas e eficazes de representações, com o intuito de que haja punição aos responsáveis pela publicação e difamação de conteúdos causadores de erotização infantil. (A proposta de intervenção está incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos