A cultura da erotização infantil

Tema: A cultura da erotização infantil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 07/01/2021
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A sexualização precoce tem impactado cada vez mais o processo de formação da criança. Por consequência, uma fase que deveria acontecer de forma gradual e espontânea, é adiantada, levando as crianças a pularem etapas cruciais da infância e afetando negativamente a formação psicológica infantil. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente é importante destacar que muitos dos conteúdos que são mostrados na internet têm ganhado bastante alcance, se esquecendo que parte do público são crianças. Automaticamente, estas crescem achando normal essa erotização, pulando etapas importantes e cruciais que deveriam acrescentar qualidades à formação do caráter infantil. Como resultado, passa a ser criado uma espécie de influência no desenvolvimento sexual que acontece precocemente. (Delimite e explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, vale ressaltar que a mente da criança, ao ver com frequência esse tipo de conteúdo, cresce acreditando que a sexualização é algo normal e obrigatório de acontecer independentemente da idade, pois se elas podem ver, elas podem ser (Reestruture essa ideia). Com isso, crianças crescem com o psicológico moldado dessa forma, podendo (Vírgula) futuramente, influenciar outras. (Abordagem superficial do tema)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, a fim de diminuir os impactos da erotização infantil, as mídias sociais, juntamente com a família, (Boa. Apresentou o agente) deveriam restringir seus conteúdos, mostrando às crianças somente o que é apropriado, ocultando os conteúdo inapropriados e de potencial influência. Dessa forma, ocorreria a diminuição da influência da sexualização sobre as crianças. (A proposta de intervenção está incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos