Mídia da Infância sexualizada

Tema: A cultura da erotização infantil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/01/2021
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sabe-se que a internet faz parte da vida da maioria dos brasileiros, inclusive de crianças, que já nascem antenadas no mundo digital. Entretanto, isso acaba sendo prejudicial, pois corrobora para a erotização infantil, uma vez que são bombardeadas com informações e publicidades de todos os tipos. Infelizmente, elas acabam se tornando adultos precocemente (Melhore a construção dessa ideia). Dentre os principais fatores que corrobora para esse impasse destaca-se: o repasse do comportamento cultural, assim como o uso indiscriminado da internet. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) Culturalmente as crianças já são ensinadas a serem adultos desde cedo por vários estímulos como programas de TV inapropriados, músicas eróticas, presença em conversas de adultos, entre outros. Embora a sexualidade seja algo natural, tal senário  cenário reforça o desenvolvimento precoce que afeta diretamente a esfera psicológica e emocional dos jovens. “Um país não muda pela sua economia, sua política e nem mesmo sua ciência; muda sim pela sua cultura.”A declaração do sociólogo Herbert José nos permite refletir acerca do peso cultural que tem os ensinamentos. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a internet é o principal meio de informação que influenciam padrões e modelos. Tendo em vista que a criançada é um ser curioso e em desenvolvimento, dessa forma, replica os comportamentos que vê, escuta e aprende. Hodiernamente é comum que os pais presenteiem os filhos com aparelhos celulares (Vírgula) a fim afim de mantê-los distraídos, todavia, não se preocupam com o conteúdo ali presente no meio cibernético. Tal senário leva a criança a achar normal a conotação sexual e ter objetos de desejo como roupas mais sensuais, por exemplo. (Abordagem superficial do tema)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que o ideal de um país com a infância mais feliz e saudável seja alcançado, é necessário que a família (Boa. Apresentou o agente) intervenha percebendo o ambiente que os pequenos estão inseridos, assim como o tipo de conteúdo que é acessado por meio de aplicativos de controle parental, já disponíveis em vários aparelhos digitais. Dessa forma, com o intuito de proporcionar a criança uma infância sem preocupações ou estresses da vida adulta, de forma lúdica e natural, no tempo certo. (A proposta de intervenção está incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos