Os Impactos das Redes Sociais na Saúde Mental

Tema: Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/12/2020
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As redes sociais na internet começam a se popularizar nos anos 2000, em que, no caso do Brasil, o Orkut foi a primeira a ter grande número de usuários (Melhore a construção dessa ideia). Porém, elas ganharam novo impulso nos anos 2010, em que o Facebook, Instagram e outras redes passaram a ser utilizadas de maneira integrada, interligando povos e pessoas de qualquer parte do planeta. Entretanto, o uso dessas redes, além da promoção de intercâmbio cultural, promove impactos na saúde mental das pessoas, sobretudo entre os adolescentes e jovens. (Melhore a contextualização do tema)

(Melhore a estratégia coesiva) A alta conectividade facilitou o acesso a vários conteúdos, que muitas das vezes o teor deles gera infelicidade nas pessoas. Em muitos casos os indivíduos se espelham em blogueiros e influenciadores digitais para alcançar um corpo magro, um padrão de vida próximo ao deles, o que não é possível para a maioria dos seus seguidores, gerando uma frustração advinda de uma quebra de expectativas, ocasionando em depressão, transtornos alimentares e, em casos mais extremos, suicídios. Outro perigo para a saúde mental nesses ambientes é o cyberbullying, em que casos de racismo, gordofobia, machismo são cada vez mais corriqueiros, minando a auto-estima  autoestima das vítimas e fazendo com que elas desenvolvam fobia social, que pode torná-las depressivas e em casos mais graves, suicidas. (Desenvolva as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Além das medidas pessoais de gerenciamento do que é acessado, priorizando conteúdos que agreguem valor ao indivíduo e navegação responsável nas redes sociais, evitando compartilhar conteúdos ofensivos, imorais e fake news, uma medida que pode ser adotada é o fortalecimento da rede de proteção mental da saúde pública pela União, focando principalmente em jovens e adolescentes, como uma forma de enfrentar o aumento de casos de depressão e suicídio dentro desses grupos, que tem como uma das causas os impactos negativos das redes sociais na condição psicológica. (Abordagem superficial do tema)

(Melhore a estratégia coesiva) As redes sociais têm aspectos positivos e negativos. Elas reduziram distâncias, permitindo a comunicação entre pessoas em diversas partes do mundo sem precisar sair de casa, promovendo um intercâmbio cultural que é benéfico para todos. Entretanto, é preciso mitigar seus aspectos negativos, como os potenciais danos psicológicos que elas podem causar. Nesse caso ações preventivas, que são responsabilidade principalmente dos indivíduos, e ações do Poder Público, que servem para tratar e acolher as vítimas de forma que viabilize sua recuperação e reintegração social são medidas eficazes para o enfrentamento desse problema.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos