AAA (obs: escrito deu 27 linhas)

Tema: Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 15/12/2020
Nota tradicional: 760
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No documentário "O dilema das redes", a personagem Isla, (Sem vírgula) é vítima de comentários maldosos feitos em sua postagem, o que a deixa magoada e complexada com sua aparência. No contraste fictício com a realidade brasileira, o quadro atual é semelhante, visto que os usuários das redes sociais almejam se igualar a um padrão estabelecido pelos influenciadores digitais. Dessa forma, a homogeneização da sociedade e o uso precoce da internet são fatores que desencadeiam os impactos na saúde mental. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, deve-se destacar que a necessidade de inclusão faz com que as pessoas, principalmente jovens, tentem se encaixar a um determinado padrão para fazer parte de um grupo. Em seu livro "O suicídio", Emile Dukhein afirma que os problemas mentais causados, em ênfase ao suicídio, não é uma questão individual, e (Vírgula) sim, social. Durante a pandemia, do novo Corona Vírus coronavírus, a drástica redução das relações interpessoais, (Sem vírgula) foram determinantes para o aumento de cidadãos que desenvolveram problemas mentais, entre eles os mais comuns a ansiedade e depressão. (A abordagem está superficial)

(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, é valido ressaltar que a ocorrência de ofensas nas redes socias, que acontece por meio de comentários maldosos em postagens, afeta o psicológico do usuário, que se questiona se aquilo realmente é verdade (Melhore a construção dessa ideia). O conceito de "Cancelamento", principalmente no Instagram e Twitter, consiste em uma pessoa ser "cancelada" por determinada atitude, e boatos espalhados sobre ela.Em 2020 (Vírgula) anônimos e famosos que foram "cancelados" devido a usuários que disseminam discurso de ódio na internet foram alarmantes, o que os leva, (Sem vírgula) a terem problemas de aceitação. (Reestruture as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para que as redes sociais sejam uma ferramenta de entretenimento. Cabe ao Ministério da Saúde (Muito bem. Apresentou o agente), em parceria com escolas (Vírgula) criar campanhas e por meio de palestras com alunos e familiares conscientizar das causas e consequências que os jovens e crianças estão sujeitos ao terem rede social. (Ideias fragmentadas) A fim de que os usuários tenham consciência ao utilizar as mídias sociais e que não deixem interferir na sua saúde mental.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos