o mau uso das redes sociais

Tema: Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 06/12/2020
Nota tradicional: 640
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As redes sociais vieram para que as pessoas pudessem interagir umas com as outras, como uma forma de se aproximar de quem está longe, como também um meio de distração da rotina do dia a dia, pois nela encontramos conteúdos de todos os gostos. Por ter uma extensa variedade de conteúdos algumas pessoas exageram no uso dessa ferramenta, passam horas e horas "conectados", vivem mais o mundo virtual do que o mundo real. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) No mundo virtual, no entanto, as pessoas fazem a utilização de filtros, photoshop e edição de imagem para passar a impressão de que são perfeitas, muitos tentam alcançar aquele padrão de beleza que na verdade nem existe e acabam se sentindo inseguros em relação a sua aparência, afetando assim sua saúde mental (Melhore a apresentação dessa discussão). Nesse mundo as pessoas falam tudo que vem a cabeça, algumas fazem comentários maldosos em relação a outras pessoas sem se quer se importarem como suas palavras irão afetar a vida daquela pessoa, a que foi atacada por esse tipo de comentário pode desenvolver depressão e ansiedade (Reestruture essa ideia). Não é só porque você está num ambiente virtual que você não deve respeitar o próximo, o seu comentário pode não parecer muito para você, mas pode fazer um estrago grande a quem ele foi direcionado. (Não compreende a estrutura do texto)

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Concluímos  (Não se admite o uso de primeira pessoa) que a razão das pessoas terem a saúde mental abalada, (Sem vírgula) são as próprias pessoas da sociedade pela  na qual vivemos (Melhore o encadeamento textual) e que para solucionar esse problema cada um tem que ter o bom senso de se colocar no lugar do outro e respeitar o próximo, que o ambiente virtual também deve ser um lugar de boa convivência e respeito uns com os outros. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos