Os limites entre o real e o virtual

Tema: Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/12/2020
Nota tradicional: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Muito se fala atualmente sobre como o uso em demasia das redes sociais tem afetado a saúde mental da população mundial. É notório o surgimento e crescimento de doenças relacionadas ao assunto que preocupam muito os profissionais da área. Apesar disso, há muitas maneiras que as redes sociais podem ajudar a sociedade. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

Desde o início das redes sociais o grande motivador do seu crescimento foi aproximar quem está longe. É inegável que as mesmas conseguiram realizar esse feito, pois pode-se falar com amigos que estão do outro lado do mundo com a mesma facilidade com a qual se fala com pessoas que vivem na mesma casa. Inclusive a internet criou espaços para novos tipos de negócios, novos empregos, e é claro novas formas de comunicação. (Abordagem limitada do tema)

(Boa estratégia coesiva) Entretanto, com o aumento do uso das redes sociais, aumenta-se a comparação com as outras pessoas que ali interagem. Essa comparação fez surgir uma busca para cumprir padrões que não são cumpridos muitas vezes nem por aqueles que os retratam na internet, acarretando em doenças como a dismorfia corporal, que faz com que o doente crie uma obsessão com um suposto defeito; ou também um desânimo tão grande que faz com que a pessoa não acredite mais no seu potencial. A necessidade de retratar a vida como a melhor possível faz com que as pessoas queiram possuir algo inexistente e irreal. (Delimite e explore mais as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Decorrente disso, tem-se também o distanciamento do mundo real. Os afetados por esse problema deixam de viver sua vida externa, com familiares e amigos, e gastam todo o seu tempo em ser aquele indivíduo das redes sociais que para eles são melhores que si mesmos. Eles podem criar perfis falsos e até ter transtornos de personalidades causados por essa fuga da realidade. (Abordagem limitada do tema)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Conclui-se, dessa forma, que as redes sociais podem sim ajudar algumas pessoas para com suas saúdes mentais e vidas diárias, porém em alguns casos prejudica muito mais que ajuda. É importante que a população conheça seus limites e a partir do momento que comece a se sentir impactada negativamente procure ajuda psicológica e um afastamento momento do meio. No mundo atual a tecnologia e as redes sociais podem facilitar e muito a vida, o importante é saber conhecer os limites para não se tornar escravo delas. (Apresente a proposta de intervenção de acordo com a estrutura do tema)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos