a consolidação de um país melhor

Tema: Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/12/2020
Nota tradicional: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O filósofo Zygmunt Bauman defendeu que, apesar de serem muito úteis, as redes sociais são uma armadilha. Atualmente, no Brasil, a visão de Bauman é reforçada, haja vista os impactos gerados pelo uso das mídias sociais na saúde mental dos indivíduos, que é uma das principais armadilhas da internet no século XXI. Esse problema advém, sobretudo, da padronização de uma vida perfeita e irreal e do vício em internet. (Boa. Contextualizou o tema e apresentou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, o padrão de vida inalcançável criado na internet é responsável pelo problema. No livro “A sociedade do espetáculo”, de Guy Debord, é explicitado sua teoria de que as pessoas vivem de performance, em que mascaram o real e tentam apresentar a perfeição. Essa teoria pode ser comprovada quando comparada as redes sociais, em que parcela dos usuários escondem sua vida real e mostram em suas redes sociais uma vida irreal e perfeita. Em consequência disso, muitos usuários que consomem esses conteúdos desenvolvem ou agravam problemas psicológicos por se sentirem inferiorizados. (Delimite e apresente as discussões com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, a dependência tecnológica é outra causa para a mazela. A nomofobia é o medo irracional de ficar sem um aparelho de comunicação móvel resultado do vício em internet. Tal fobia está presente na sociedade de forma a agravar o problema, pois aumenta o acesso a publicações que corroboram com a persistência de transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade. Desse modo, a exposição à internet, quando mal administrada, contribui com o aumento na prevalência de problemas psicológicos, o que precisa ser mudado. (As discussões precisam ser mais exploradas)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Cabe, então, ao Ministério da Saúde-responsável pela saúde da população- (Boa. Apresentou o agente e fez o detalhamento) promover uma campanha nacional destinada a combater os impactos gerados pela internet na saúde mental da população. A campanha deve ser feita através da mídia e utilizar depoimentos de famosos do meio midiático, que devem relatar suas experiências relacionadas a problemas psicológicos, a fim de quebrar a padronização do irreal e mitigar o empasse. Assim, poderá se consolidar um país melhor. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos