**

Tema: A cultura do cancelamento nas redes sociais

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/11/2020
Nota tradicional: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O advento da internet e das mídias sociais ainda é uma tecnologia recente que revolucionou a comunicação no mundo contemporâneo (Melhore a construção dessa ideia), entretanto junto a isso surgiu também a chamada "Cultura do cancelamento", que consiste em uma represália virtual a pessoas que tenham dito ou agido de maneira indevida segundo os internautas, mas a adoção dessa conduta intolerante causa impactos negativos para os alvos desses ataques, essa postura e impulsionada pela sensação de impunidade no meio digital e por uma sociedade não conscientizada sobre o uso das mídias sociais. (Muito bem. Formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, deve-se considerar que as redes sociais modificaram a maneira de se comunicar e interagir socialmente, tornando mais fácil o acesso e a divulgação de informações, mas essa facilidade gera um sentimento de inobservância no meio digital como se a internet fosse um mundo à parte da realidade onde as ações não terão consequências, o que favorece os ataques aos "cancelados", entretanto essas agressões causam danos morais, psicológicos, patrimoniais e até físico em alguns casos. (Explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Além disso a sociedade não foi educada para o uso da internet (Vírgula) o que contribui para o problema, visto que as pessoas usam as mídias sociais para praticar uma violência mascarada de busca por justiça, revelando uma postura intolerante e imediatista não aberta ao diálogo, sendo assim de acordo com os dizeres do filósofo alemão Friedrich Schiller (Dois pontos) " A violência é sempre terrível, mesmo quando a causa é justa. (Não fechou aspas) Sendo assim é necessário que a sociedade reflita e combata a cultura do cancelamento. (Delimite e explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Portanto (Vírgula) em vista do exposto, faz-se necessário que, (Sem vírgula) o governo (Vírgula) por meio do Ministério da Cidadania (Vírgula) promova (Boa. Apresentou a proposta de intervenção) campanhas de educação digital fazendo uso das principais mídias sociais, formando assim uma sociedade mais cônscia em relação ao uso das tecnologias. Além disso é necessário que o Ministério da Justiça junto as principais plataformas digitais regulamentem leis mais incisivas, que responsabilizem os usuários que promovam agressão no meio digital, tornado assim o ambiente virtual mais seguro e justo com regras a serem seguidas por todos. (Boa. Apresentou a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos