Novo nome para um problema antigo: o discurso de ódio

Tema: A cultura do cancelamento nas redes sociais

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/11/2020
Nota tradicional: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em 2006, Jack Doe fundou o “Twiter” com o objetivo de criar uma rede, na qual as pessoas pudessem se socializar. No entanto, o microblog assim como outras redes sociais (Vírgula) a exemplo de “Facebook" e “ Instagram" (Vírgula) tiveram suas finalidades distorcidas, uma vez que essas foram transformadas em julgamento digital: cancelamento, como é conhecido. Nessa conjuntura, essa “cultura” prejudica as relações sociais, já que essa ação fragiliza a dignidade humana da pessoa cancelada e evidencia a maldade humana. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Sob uma primeira análise, o movimento #"metoo" "#metoo" buscou denunciar o assédio e a exploração sexual. Entretanto, foi subvertida em cancelamento, nome novo para um velho problema: o discurso de ódio. Esse hábito criado na internet fragiliza a dignidade humana da vítima, pessoa julgada, e pode ser considerado um tipo de violência, uma vez que o indivíduo julgado é difamado e atacado verbalmente nas redes, o que pode ocasionar grandes efeitos como a depressão, síndrome do pânico, por exemplo. Nesse sentido, percebe-se o grande problema a ser superado para a construção de uma sociedade mais empática. (Reestruture e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, na obra “1984” (Vírgula) de George Owell, a população é convidada pelo Estado a passar dois minutos por dia diante da teletela para manifestar seu ódio, o que ficou conhecido na obra como “ 2 minutos de ódio”. Fora da ficção, infelizmente, a situação é ainda mais hostil, uma vez que os indivíduos passam horas por dia diante de seus “smartphones" manifestando aversão a outras pessoas. Enquanto a maldade humana se mantiver, o Brasil será obrigado a conviver com uma das mais graves mazelas sociais: a hostilidade. (Delimite e explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, é evidente que o problema é um grande obstáculo social e que precisa ser superado. Portanto, é necessário que o governo (Boa. Apresentou o agente) crie um projeto, que seja colocado em prática em todas as escolas do país, a ação poderá ser realizada por meio de parcerias público- privadas. O projeto poderia ser chamado de “Usuário consciente" e teria como principal objetivo educar os usuários das redes sociais para que eles possam usá-las de maneira responsável e consciente, fazendo assim com que a proposta original delas seja realizada. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos