Vamos cancelar?

Tema: A cultura do cancelamento nas redes sociais

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 14/11/2020
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No que se diz respeito sobre a temática da cultura do cancelamento nas redes sociais, os antigos costumes da humanidade vêm se desconstruindo no passar dos anos. O racismo passa a ser cada vez menos aceitado, piadas hostis, sobre mulheres e homossexuais (Vírgula) por exemplo (Vírgula) não é mais engraçado. Assim tanto o mundo como a internet vêm cada vez mais na busca pela mudança. Com isso surgiu a cultura do cancelamento, algo que vem conquistando destaques, principalmente nas redes sociais, trata-se de um momento ao qual incentiva os indivíduos a deixarem de apoiar determinadas personalidades ou organizações, em razão de erro ou conduta reprovável. (Não formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) A principio vale destacar o exemplo de cancelamento que foi o caso do digital influencer do mundo do futebol (Melhore a apresentação dessa discussão), em que no momento de pandemia ao qual se vive, (Sem vírgula) foi mais um grupo de amigos para um show, e fez publicações. A consequência disso foi os torcedores do clube de futebol ao qual esse jogador trabalha e demais seguidores o deixar de seguir, e realizaram vídeos indignados com a irresponsabilidade do mesmo, em colocar a vida de seus colegas de trabalhos em risco. (Abordagem superficial do tema)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Posteriormente, ocorre que afora do mero "cancelamento", as ofensivas virtuais tornam-se massificados e, por muitas vezes, excedem os limites da livre manifestação de pensamento de modo a ensejar, de fato, um linchamento virtual que, mesmo revestido de boa intenção, pode provocar uma propagação de discurso de ódio e ainda, incorrer em crimes como injúria ou difamação. (Desenvolvimento limitado)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é de suma importância entender que deve haver equilíbrio e entender que os meios de comunicação é uma forma de liberdade de comunicação, ao qual garante circulação de ideias e informações de forma pluralista, não podendo o transformar em uma atividade de autocensura, reprimindo debates de contranarrativas. (Melhore a coesão textual) Observando que a cultura de cancelamento como vem sendo utilizada afeta mais a maneira indireta e o direto de livre manifestação de liberdade de expressão, deveria ser usada de método saudável trazendo benefícios a sociedade como progresso intelectual e evolução pessoal de cada um. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos