Opressão à opressores: eis a cultura do cancelamento

Tema: A cultura do cancelamento nas redes sociais

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 12/11/2020
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Desde o surgimento da internet no século xx (Vírgula) e com a expansão das redes sociais, urge nos internautas a necessidade de posicionar-se perante a todos acontecimentos. Nesse ínterim, surgiu a cultura do cancelamento, mais precisamente, a represália por algo publicado, recentemente ou não. Ademais, quem tem evoluído para ataques e preocupa, especificamente no Brasil, por dois aspectos: o caráter maleável das pessoas em rede e o caráter opressor do movimento. (Melhore a apresentação das discussões iniciais)

(Boa estratégia coesiva) Cabe mencionar (Vírgula) em primeiro plano (Vírgula) a perda da identidade do movimento. A priori, o movimento surgiu com o viés educativo de reprimir, bem como incentivar ações moralmente aceitas, por parte de uma empresa ou pessoa pública. Contudo, infelizmente, devido o perfil maleável dos internautas ,cuja tendência é seguir a influenciadores sem ao menos questioná-los , o movimento mudou a conotação, sendo comum aos canceladores o seu uso direcionado a interesses particulares. Analogamente aos casos de cancelamento, os filósofos da Escola de Frankfurt cunharam o termo "cultura de massa" para denominar ações idealizadas por um e seguida pelos demais. Logo, o perigo dos cancelamentos, além de seguir ideias inautênticas ,é lesar a dignidade alheia. (Argumentação expositiva)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Além disso, há-se o caráter julgador do movimento. Embora seja natural a toda evolução do conhecimento, a crítica, como propulsora, no caso do cancelamento perdeu-se a construtividade nas críticas de caráter cada vez mais destrutivo, cuja função é execrar a imagem e a reputação do cancelado, esquecendo-se do viés do ensinamento. Nesse sentido, um caso ganhou destaque no início da pandemia do novo coronavírus, em que a influenciadora Gabriela Pugliesi foi cancelada após desrespeitar o isolamento social, dando uma festa em seu apartamento (Melhore a apresentação dessa discussão). Apesar, (Sem vírgula) de ter se retratado, esta sequer pôde retornar as atividades. (Ideias fragmentadas) Evidenciando, (Sem vírgula) a imposição de ideias, por vezes acompanhada de intimidação. (Abordagem superficial do tema)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, a nocividade de tais práticas sem o devido comedimento. Dessa maneira, é imperiosa uma ação do governo federal (Boa. Apresentou o agente), em conjunto com as redes sociais (Vírgula) a fim de promover campanhas e palestras ministradas por especialistas, como sociólogos, por exemplo, na própria plataforma, para informar os usuários acerca dos perigos advindos do escárnio social de outrem. Assim, observar-se-ia, (Sem vírgula) uma maior cautela no que tange ao desrespeito da dignidade alheia. (A proposta de intervenção está incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos