Os motivos da cultura do cancelamento no século XXI

Tema: A cultura do cancelamento nas redes sociais

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/11/2020
Nota tradicional: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na Grécia Antiga, em meados do século XII, os cidadãos julgavam-se democratas, entretanto, a maioria da população era “cancelada”, ou seja, excluída da sociedade, ora por ser mulher, ora por não ser filho de mãe e pai ateniense. Nesse sentido, a cultura do cancelamento é um ato de banir alguém nos dias atuais - geralmente famosos - nas redes sociais, por comentários maldosos e desrespeitos com a população. Esse problema advém da convivência social na internet e de ideologias passadas. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, o direito de igualdade está assegurado na Constituição de 1988, mas o cancelamento, (Se vírgula)  é um meio de garantir que atos banais sejam resolvidos de uma maneira global. Desse modo, há a participação de pessoas, que se encontram incomodadas por comentários maldosos. Tal fato, deve-se a Globalização, que é um fenômeno que transformou a vida de todos com os meios tecnológicos, em que a convivência social tornou-se mais ampla e todos abordam suas opiniões nesses meios. (Explore mais as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a maioria das pessoas ainda possuem construções ideológicas de sua época, como no Brasil, que é um país que obteve sua colonização tardia e com influências europeias e nativas. Diante disso, muitas pessoas ainda não aceitam a escolha de orientação sexual das pessoas ou o modo de vida escolhido por elas (Reestruture essa discussão). Esse fato ocorre, (Sem vírgula) pelo motivo das mudanças entre o século XX e XXI, visto que muitos fatos mudaram no decorrer do tempo. Tal fato ocorreu com a autora de Harry Potter, J.K. Rowling que fez comentários transfóbicos e foi cancelada pelas pessoas na internet. (Explore mais as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, para mitigar o problema, o Poder Executivo e o Poder Legislativo (Muito bem. Apresentou o agente) devem criar leis (Vírgula) a fim de impedir que comentários sejam permitidos na internet para que a cultura do cancelamento não seja necessária e que a convivência social na internet seja respeitosa para todos, assim como afirma a Constituição. Além disso, o Ministério da Educação - órgão responsável pela educação - (Muito bem. Apresenta e faz o detalhamento do agente) deve ampliar as informações para os alunos no ambiente escolar (Vírgula) a fim de formar cidadãos conscientes, por meio de campanhas e palestras que possam abrir a mente dos alunos. (Boa. Apresentou a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos