Julgamento virtual

Tema: A cultura do cancelamento nas redes sociais

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/11/2020
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O conceito de "banalidade do mal" (Vírgula) da filósofa alemã Hannah Arendt (Vírgula) afirma que quando uma atitude hostil é repetida com frequência, a sociedade para de vê-la como errônea. Atualmente, com o uso excessivo das redes sociais a "cultura do cancelamento" se tornou banal perante a sociedade. Dessa forma, o julgamento virtual é normalizado pela insuficiência na aplicação de leis e a distorção midiática. (Boa. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é necessário expor a impunidade da questão. De acordo com Thomas Hobbes é dever do Estado garantir o bem-estar da população, o que não ocorre no Brasil. Nessa perspectiva, a insuficiência legislativa para crimes virtuais causa impunidade, pois o cancelamento em sua maioria oferece ofensas aos indivíduos "cancelados", sendo preciso mudanças para alcançar a idealização de Hobbes. (Explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é importante visar a distorção midiática como promotor do problema. Segundo Pierre Bordieu o que foi criado para ser instrumento democrático não deve se tornar mecanismo de opressão. Sob essa lógica, a influência da mídia eleva a propagação do cancelamento, pois sendo um tema polêmico a visibilidade em sites e redes sociais aumentam, retardando a solução para a problemática. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Para diminuir a troca de ofensas nas redes sociais urge que o Tribunal de Contas da União (Boa. Apresentou o agente), (Sem vírgula) forneça capital por meio do Ministério da Ciência e Comunicação para promover campanhas publicitárias nos principais meios de comunicação, visando combater o cancelamento em massa, além da Delegacia de Crimes Cibernéticos enquadrar "o cancelamento" como Cyberbullying quando houver ofensas redigidas. Espera-se (Vírgula) assim, a diminuição da banalidade social do cancelamento. (A proposta de intervenção está incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos