O homem é o lobo do homem

Tema: A cultura do cancelamento nas redes sociais

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/11/2020
Nota tradicional: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Aspas duplas)’O homem é o lobo do homem’’. A atribuição de Hobbes representa claramente a problemática da cultura do cancelamento no Brasil, uma vez que é justamente a agressividade com qual um homem lida com outro que a cristaliza. Assim, torna-se evidente que a origem dessa vicissitude está presente na mentalidade que objetifica o ser. Não só o mau uso de tecnologias (Vírgula) como também o individualismo aprofundam essa situação. (Muito bem. Contextualizou e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) A priori, o uso das redes sociais, principalmente, é propicia para cancelar usuários. Isso ocorre porque os meios tecnológicos de comunicação permitem o uso de contas anônimas usadas por ‘’haters’’, ou seja, usuários com o proposito de objetificar comportamentos. Nesse viés, a série ‘’Control Z’’ (Vírgula) da Netflix, representa claramente a situação atual, pois a partir de uma conta anônima um usuário realiza publicações sobre a vida pessoal de alunos de uma escola e dessa maneira gera conflitos sociais e pessoais. Paralelamente, esse é o objetivo da cultura do cancelamento: rotular padrões do público e, logo, facilmente atingí-lo. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, um dos entraves para estagnar o cancelamento está relacionado a falta de empatia, que visa, somente, o seu próprio bem-estar. No que tange esse problema, a afirmação atribuída ao ex-primeiro ministro inglês Benjamin ‘’A ignorância nunca resolve uma questão’’, (Sem vírgula) representa uma critica ao individualismo do ser humano. Logo, entende-se que a obsessão por comportamentos considerados ‘’corretos’’, principalmente de famosos, revela essa ignorância presente na sociedade, haja vista que existe um estigma de padrões, sendo isso que a sociedade apresenta, consequentemente, fere a saúde mental alheia. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para atenuar os padrões impostos pela cultura do cancelamento. Faz-se necessário que a sociedade civil organizada (Muito bem. Apresentou o agente) pressione o Ministério das Comunicações a aumentar o controle de dados da internet em prol de cessar discursos de ódio e contas anônimas, que atuará com apoio das grandes redes sociais (como Twitter, Facebook e Instagram) ao direcionar maior orçamento para refrear algoritmos criados. Outrossim, é considerável que no meio educacional, a partir do Ministério da Educação com apoio do Ministério da Saúde, apresentem meios de ajuda psicológica gratuitos já disponibilizados na internet e trabalhe a empatia para coibir a competividade referenciada por Hobbes. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos