!!!

Tema: A cultura do cancelamento nas redes sociais

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/11/2020
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A cultura do cancelamento é um movimento que “cancela” ou exclui uma personalidade de influência ou não, de sua posição por motivos que são atribuídos como errados, normalmente acontece em redes sociais como Twitter ou Instagram (Vírgula) que são algumas das maiores fontes de informações virtuais em que todos podem opinar e por isso pode vir a ocorrer problemas como erros de interpretação por parte dos usuários e a desigualdade no julgamento entre os gêneros. (Melhore o encadeamento textual e contextualização do tema. Formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) Não só celebridades e políticos podem ser alvos da cultura do cancelamento, normalmente acontece quando publicamos alguma opinião ou declaração na internet, e por estar em um ambiente “sem regras” podemos ser alvos de más interpretações que podem prejudicar-nos, e não importa se foi a um ou dois anos atrás, o cantor e compositor Raul Seixas foi “cancelado” depois que sua biografia foi publicada após 30 anos depois do seu óbito (Melhore a progressão de ideias), ele supostamente teria entregado seu amigo Paulo Coelho para as autoridades na época da Ditadura Militar. Quase um ano após o acontecido a Folha de São Paulo revelou que não passava de um mal entendido. (Abordagem superficial do tema)

(Melhore a estratégia coesiva) Recentemente um acontecimento que gerou uma grande polêmica levou a grande parte dos usuários das redes socias “cancelarem” pelo fato da cantora Luiza Sonza se divorciar do marido Whindersson Nunes (Melhore a construção dessa ideia), e logo após assumir um namoro com o cantor “Vitão”. Ela foi ofendida e acusada de adultério por milhões de usuários. Enquanto isso o ator Paulo Aguiar e sua esposa divorciaram-se por causa de adultério por parte do ator, porém essa notícia não abalou a internet tanto quando o caso da cantora, e muitas mulheres, militantes dos direitos femininos alegaram machismo, pois enquanto uma mulher que era acusada sem provas era ofendida, um homem que confessou o ato não sofria retaliação. (Abordagem superficial do tema)

(Boa estratégia coesiva) Tendo em vista os argumentos citados sobre a cultura do cancelamento (Vírgula) os desenvolvedores das redes socias poderiam (Boa. Apresentou o agente) criar filtros para ocultar ou excluir comentários com o contexto ofensivo, além de regras com punições, como desativação da conta por um certo período, além disso campanhas desincentivando a propagação dessa cultura que pode dividir e hostilizar os usuários. (A proposta de intervenção está incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos