Comprovação Feminina

Tema: "Let Her Run": uma mulher tem que provar que é realmente mulher?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 23/10/2020
Nota tradicional: 650
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando se aborda o tema competição, é natural de se pensar que isto consiste em pessoas comparando suas habilidades, sejam físicas ou intelectuais, para decidir quem terá o melhor desempenho. De fato (Vírgula) em um sentido literal, sem considerar outros fatores, essa seria a definição. Entretanto (Vírgula) pensando de forma igualitária, existem regras e algumas medidas aplicadas ao esporte principalmente, onde  em que os profissionais devem seguir essas exigências, mas nem todo regulamento consegue ser verdadeiramente inclusivo. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) O escritor e jornalista George Orwell disse que: "Somos todos iguais, mas alguns são mais iguais do que outros", essa percepção trás  traz reflexão de que mesmo que haja igualdade predominante, terá quem não se encaixe, como ocorrido no meio esportivo feminino, onde a atleta Caster Semenya foi impedida de competir por ter um nível elevado de testosterona (hormônio responsável pelos músculos, o qual aparece em maior quantidade nos corpos masculinos). Esse acontecimento exige um certo cuidado nos detalhes para se discutir, pois, deve-se lembrar que ela enfrenta um problema hormonal que não se ocasionou por intenção da mesma, porém essa condição trás  traz o privilégio aos olhos da organização, é exigida uma medicação para controlar esse problema (Vírgula) a fim afim de que nenhuma candidata saia em desvantagem, o que pode parecer ético (Vírgula) mas uma infelicidade para a atleta que se preparou muito psicologicamente e fisicamente. (Abordagem superficial do tema)

(Melhore a estratégia coesiva) É muito importante a preocupação da instituição com o uso de hormônios como forma de obter vantagem, mas nesta situação a decisão que foi tomada (Vírgula) em consequências de causas naturais, pode causar um abalo emocional na competidora que terá visão de ser menos feminina é passar o constrangimento de comprovar que independente dessa condição é como as outras mulheres. A Federação Internacional de Atletismo (Boa. Apresentou o agente) poderia criar uma categoria para que as mulheres com essa diferença (Vírgula) e até mesmo para as mulheres transexuais que desejam participar, possam se sentirem incluídas e respeitadas, o uso de um remédio ou comprovação feminina não seriam necessários (Vírgula) evitando toda essa situação, obvio que para uma medida como essa será necessário estudo e preparação, mas certamente é possível. (A proposta de intervenção está incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 650 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos