...LET HER RUN...

Tema: "Let Her Run": uma mulher tem que provar que é realmente mulher?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/10/2020
Nota tradicional: 850
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Durante a Federação Internacional de Atletismo,ocorrida no ano de 2019,a atleta Caster Semenya foi banida da competição por apresentar uma taxa de testoterona acima do permitido.Esse caso,infelizmente,emerge um problema grave em relação à identidade feminina,posto que a mulher realmente tem que se submeter a comprovar que é mulher na contemporâneidade? (Melhore a construção dessa ideia) Além de que, (Sem vírgula) o corpo da esportista produz esse hormônio em grande quantidade de forma natural.Logo,é imperioso notar que a falta de de debate,como também a lenta mudança na mentalidade social (Muito bem. Formulou a tese) são os propulsores desse entrave.

(Boa estratégia coesiva) É relevante abordar,primeiramente,que a arcaica mentalidade social é um dos fatores agravantes da problemática. A respeito disso,a série "La Casa de Papel" retrata em um de seus episódios como a mulher permanece de forma inferior em relação ao homem,uma vez que o personagem Berlim afirma para outra personagem chamada Nairóbi que vivemos um patriarcado (Melhore a apresentação dessa discussão).Similarmente,na modernidade,mulheres (Vírgula) como a personagem Nairóbi, enfrentam esse cenário preconceituoso e desigual todos os dias,tendo em vista que a mulher,entretanto,tem que demonstrar que é uma mulher para não ser julgada fora dos parâmetros de caráter histórico da sociedade (Melhore a apresentação dessa discussão),como o que aconteceu com a atleta Caster.

(Boa estratégia coesiva) Paralelo a isso,outro agravante é o silenciamento do assunto. Acerca disso,Habermas,importante filósofo, descreve que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Sob essa perspectiva, ecidencia evidencia-se de maneira clara que para resolver o problema é necessário debatê-lo amplamente,já que uma sociedade sem voz torna-se facilmente manipulável, o que por fim, (Sem vírgula) ocasiona a tardia remediação do imbróglio, ou até a impossibilidade de ser solucionado. (O argumento precisa ser mais explorado)

(Boa estratégia coesiva) Dessa forma,é mister que o Estado (Muito bem. Apresentou o agente), (Sem vírgula) promova uma palestra "on-line" sobre a importância do tema,especialmente, sobre se é realmente preciso que as mulheres provem que são mulheres.Isso pode ocorrer por meio das redes sociais,tendo como exemplo instagram,twitter e facebook,com a finalidade de mudar o pensamento coletivo em relação a conjuntura abordada,o que por conseguinte, (Sem vírgula) gerará uma valorização da mulher no corpo social. (A proposta precisa ser mais detalhada) Assim,casos como o ocorrido com a artista Semenya poderão deixar de acontecer no mundo dos esportes,como também em outras esferas sociais.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 850 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos