'Let Her Run': uma mulher tem que provar que é realmente mulher?//

Tema: "Let Her Run": uma mulher tem que provar que é realmente mulher?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/10/2020
Nota tradicional: 850
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No ano de 2019 (Vírgula) Caster Semenya, atleta sul-africana, foi suspensa de competições porque apresentou em testes um nível de testosterona acima do considerável normal. Mesmo após a comprovação de um problema de disfunção natural no organismo da competidora a suspensão se manteve, (Sem vírgula) sob o argumento de que o hormônio aumenta a capacidade física da corredora e prejudica a competitividade entre as atletas. Todavia, essa decisão proferida pela FIA (Federação Internacional de Atletismo) é discriminatória e fere princípios do COI (Comitê Olímpico Internacional). (Não formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, os esportes olímpicos são regidos por princípios basilares, sendo um destes o de inclusão social que se fundamenta pelo respeito das diversidades e convivência pacífica dos povos, isto segundo o COI. Pessoas naturalmente são diferentes, como o caso da atleta sul-africana, e devem ser respeitadas essas diferenças, já que o mais importante não são os resultados individuais dos atletas, mas os valores repassados e a mudança efetiva na vida das pessoas que estão envolvidas em eventos esportivos. (Abordagem superficial)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, competidores esportivos que se destacam naturalmente são diferentes fisicamente: Usain bolt, que é considerado o homem mais rápido do mundo, tem tendões mais alongados e pernas mais cumpridas que seus competidores; o nadador Michael Phelpes, que possui o recorde de medalhas olímpicas, tem braços enormes que ultrapassam os joelhos; os corredores africanos da região da Etiópia e do Quênia, que são conhecidos internacionalmente como os melhores em provas de maratonas, têm a capacidade pulmonar elevada, devido ao fato de que eles e os seus ancestrais crescerem em regiões altas com o ar rarefeito. Sendo assim, o atleta não pode ser punido por ser contemplado com características físicas que o façam ser diferente dos demais, e sim estimulado para que desenvolva as suas habilidade e se destaque em sua modalidade. (Bom argumento)

(Boa estratégia coesiva) Portanto a desportista africana Caster Semenya deve ser absolvida pelo COI, órgão superior à FIA, e voltar o quanto antes as pistas de corrida para competir. Importante também que seja criado um regramento específico para que casos semelhantes ao de Semenya sejam absolvidos sem margem de interpretação oposta e com agilidade. Dessa forma a volta às pistas da atleta será importante (Vírgula) pois servirá com exemplo para a comunidade internacional e reparará um injustiça cometida com a atleta. (Não apresentou o agente. A proposta de intervenção estpa incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 850 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos