Mulher é mulher

Tema: "Let Her Run": uma mulher tem que provar que é realmente mulher?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/10/2020
Nota tradicional: 750
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

"Alguém já parou para comparar os níveis de testosterona do Usain Bolt ?" Indagou Jackie Silva,embaixadora do movimento Let Her Run. É indiscutível que as mulheres ainda são obrigadas a comprovarem que são capazes de fazer algo ou até mesmo o seu gênero,como aconteceu no esporte. Entre tantos motivos relevantes temos, o preconceito e a falta de assistência. (Muito bem. Formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise,é nítido que as mulheres sofrem o preconceito dentro e fora do mundo dos esportes.Um claro exemplo foi o que ocorreu com uma das atletista,que teve seu nível de testosterona verificado,caso o nÍvel seja alto elas apenas têm duas escolhas,tomarem remédios para diminuir ou serem desclassificadas mesmo sendo natural do corpo dela (Melhore a apresentação dessa discussão).No entanto essa atitude não são tomadas na liga masculina. (Abordagem superficial)

(Boa estratégia coesiva) Além disso,a falta de assistência é um ponto a ser ressataldo,uma vez que as atletas são submetidas a humilhações ou até abusos psicológicos,porém não têm a ajuda necessária.Isso faz relembrar episódios que aconteciam no esporte na década de 1960, visto que mulheres eram obrigadas a passarem por exames abusivos para comprovar seu sexo biológico. (Abordagem superficial)

(Boa estratégia coesiva) Fica evidente,portanto,que as mulheres sofrem esse preconceito e que precisam ainda provarem que são capazes ,que ela é uma mulher. Neste contexto, cabe a os organizadores do esporte (Muito bem. Apresentou o agente), junto até mesmo com a população, garantir que a liga feminina tenhar seus direitos exercidos da mesma forma que a masculina,a fim de incluir todos no esporte sem que ninguém precisasse comprovar algo. (A proposta de intervenção está incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 750 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos