Direitos iguais e dignidade para todas as atletas

Tema: "Let Her Run": uma mulher tem que provar que é realmente mulher?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/10/2020
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conforme a Declaração Universal dos Direitos Humanos adotada pela Organização das Nações Unidas, todas as pessoas tem direito de serem tratadas com dignidade e de ter direitos iguais. Portanto, a causa defendida pelo movimento Let Her Run deve ser analisada sob dois aspectos: primeiro, a dignidade humana é ferida, quando uma mulher tem que provar, de forma degradante, que realmente é mulher. Por outro lado, a atleta que se recusa a seguir uma norma que determina que é necessário baixar seus níveis naturais de testosterona, uma vez que esses podem lhe dar vantagem em uma competição, nega as suas companheiras o direito à igualdade. (Formule a tese com clareza)

(Melhore a estratégia coesiva) Segundo o filósofo Confúcio, não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros. Em vista disso, é necessário que a Word Athletics reconheça e corrija suas falhas, a fim de evitar cometer novos erros, porquanto seus procedimentos para provar a feminilidade das atletas tem se mostrado condenáveis, causando traumas e ferindo o direito à dignidade humana. (A abordagem do tema está superficial)

(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, para o consultor em segurança privada, José Sérgio Marcondes, o objetivo de uma norma é harmonizar práticas, de modo que as pessoas tenham as mesmas orientações e expectativas em relação ao meio social em que convivem. Dessa forma, as regras que são pautadas nos direitos humanos asseguram o cumprimento do direito à igualdade para todos. Ou seja, a norma que determina que as atletas que tenham os níveis naturais de testosterona acima da média, precisam reduzi-los, assegura que todas as competidoras participem em condições iguais. (Melhore a apresentação desse argumento)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é preciso zelar pela dignidade das atletas banindo testes abusivos e desumanos que buscam atestar sua feminilidade. Também é necessário garantir direitos iguais a todas, no que se refere a ter os mesmos níveis de desempenho. Para isso, o movimento Let Her Hun (Muito bem. Apresentou o agente) pode promover uma maior ação de conscientização popular, buscando seu apoio. Deve realizar campanhas de esclarecimento em tv, mídias sociais e em seu site oficial com o objetivo de que mais pessoas abracem essa causa. (Ideias fragmentadas) Bem como informar o que significa o hiperandrogenismo e esclarecer sobre o direito que todas têm de competir em níveis de igualdade. Ademais, é necessário continuar denunciando os testes abusivos aos quais as competidoras precisam se submeter para participar dos esportes, para assegurar (Vírgula) assim, direitos iguais e dignidade para todas as atletas. ​​​​​​​(Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos