A violêcia no trâniso tem solução?
Tema: Violência: lado a lado com o trânsito
Infelizmente, a violência está presente em muitos momentos do cotidiano do brasileiro. A violência que acontece no trânsito é apenas uma das formas de apresentar-se, por isso a importância de discutir suas causas para entendermos melhor a sua solução.
Dentre as causas para esse problema à falta de respeito ao próximo e de consciência do seja a cidadania são as que tornam alguns condutores pessoas egoístas, negligentes e imprudentes. É importante esclarecer que nem todos os motoristas agem dessa forma, mas os que desconhecem os seus direitos e seus deveres, perante a sociedade, têm uma tendência a desrespeitar as leis de trânsito.
Além do mais, vale apenas ressaltar que o código brasileiro de trânsito ainda apresenta falhas, pois em alguns atos de infrações tornam-se impunes devido a algumas leis ainda serem muito brandas, ou seja, leves em determinados casos.
Portanto, para que exista uma solução para a violência no trânsito é necessário que se crie nas escolas, desde o ensino básico, uma disciplina de consciência cidadã e de uma educação no trânsito para que os futuros motoristas sejam mais prudentes e educados com as outras pessoas, ciclistas e pedestres, dentre outros.
Correção tradicional
| Critério | Observações | Nota |
|---|---|---|
| Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
| Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
| Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
| Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
| Nota final | 6 |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |