Até quando isso?

Tema: "Let Her Run": uma mulher tem que provar que é realmente mulher?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/10/2020
Nota tradicional: 900
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A série "Riverdale", exibida pela Netflix, retrata, de forma indireta, algumas das mazelas sociais, como corrupção, assasinato e desigualdade social, que afetam e tiram a paz a população da tranquila cidade de Riverdale. Fora da ficção, percebe-se um contexto semelhante ao da série, visto que o fato de que uma mulher precise provar que realmente é uma mulher também representa um empecilho de grandes proporções que necessita de solução. Assim, faz- imperioso mencionar as duas principais causas da problemática: A omissão social e a negligência governamental. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, a inércia social mostra-se como um dos obstáculos para a resolução do problema. Conforme Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de pensar. Nesse sentido, nota-se que a questão da comprovação do sexo é fortemente influenciada pelo pensamento coletivo, uma vez que, (Sem vírgula) se as pessoas crescem inseridas em um contexto social intolerante, complacente e que não busca a solução dos impasses brasileros, a tendência é adotar esse comportamento também, o que torna sua solução ainda mais complexa. Nesse contexto, constata-se que esse panorama deve tem que ser revertido. (Delimite e explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a má influência da mídia se configura como outro fator que contribue para que esse contratempo perdure no Brasil. Conforme Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertida em mecanismo de opressão. Nessa perspectiva, pode-se observar que a mídia, em vez de promover debates que elevem o nível de informação da população, influencia na consolidação do problema. (Abordagem limitada do tema)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é incontestável que medidas devem ser tomadas. Para tanto, a sociedade, definida como um conjunto de indivíduos que vivem em equilíbrio, (Muito bem. Apresentou o agente) deve promover uma série de mobilizações pacíficas e organizadas, que deverão ocorrer, primordialmente, nos grandes centros urbanos, sendo divulgadas por meio de uma parceria com os canais midiáticos, para que a situação possa ser amenizada e que as mulheres não precisem mais passar por essa situação. Dessa maneira, o povo brasileiro conseguirá solucionar algumas das mazelas da sociedade descritas em "Riverdale" e tornar o Brasil um país melhor. 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 900 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos