Lei de Abuso de Autoridade

Tema: Abuso de autoridade no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/09/2020
Nota tradicional: 750
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No Brasil,apesar dos avanços promovidos pelo crescimento de políticas sociais,o abuso de autoridade ainda se apresenta como uma significativa problemática.Deste modo,é necessário discutir sobre ele,para que este problema possa ser resolvido. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Primeiro,é preciso saber quais as mazelas causadas por este abuso.Recentemente, o UOL publicou um vídeo no qual um desembargador descumpre um decreto municipal e ofende o agente que o multou por isso.Casos como esse não são incomuns no Brasil e são um grande entrave,pois, (Sem vírgula) a vítima tem seus direitos como cidadão violados e a sociedade,como um todo, é atingida,porque,como no caso citado anteriormente,o profissional que é responsável por proteger e representar a ordem é quem a infringe. (Abordagem superficial do tema)

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Agora,é preciso entende porque este problema se perpetua (Reformule essa ideia).Sendo assim,é importante ressaltar que a Lei de Abuso de Autoridade não é suficientemente funcional e severa.Esta lei,por exemplo,diz que a conduta de uma autoridade é crime quando realizada por mero capricho,mas não esclarece o que seria "mero capricho",ela também não condena o Crime de Hermenêutica (Reestruture e melhore a apresentação dessa ideia).E,muitas vezes,a pena para os abusadores é muito branda,como normalmente acontece com os magistrados,que comumente são aposentados com salário integral.Além disso,grande parte da população não sabe qual atitude tomar caso sofra este abuso. (Melhore a progressão de ideias. Abordagem superficial do tema)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto,o impasse deve ser resolvido,porque o abuso de autoridade é uma injustiça,e como diria Aristóteles "a base da sociedade é a justiça".Então,o Ministério da Justiça (Boa. Apresentou o agente) deve fiscalizar os casos de abuso de autoridade, para assim coibir os possíveis agressores e o poder legislativo,por sua vez,deve modificar a Lei de Abuso de Autoridade,para que esta seja mais ampla na criminalização deste abuso,possa ser mais esclarecida e puna mais severamente quem a infringir.Paralelamente,o MEC(Ministério da Educação) deve incluir no currículo do ensino médio,por meio da aula de ciências sociais,o ensino de como agir,caso você,como cidadão,seja vítima de abuso de autoridade,para que (Vírgula) assim,a população fique melhor informada sobre este assunto.Desse modo,a sociedade será mais justa e democrática. 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 750 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos