Abuso de autoridade - Conduta anti-ética

Tema: Abuso de autoridade no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/09/2020
Nota tradicional: 850
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Um dos maiores sociólogos brasileiros do século XX, Sérgio Buarque de Holanda, em sua obra ''Raízes do Brasil'', detectou que o autoritarismo é uma herança do escravismo e se traduz em nossa capacidade de inclinação a desordem. Nessa mesma análise, os traços históricos de abuso de poder no país permanecem atuando no presente de maneira abrangente e pouco se tem feito contra a problemática. Dessarte, faz-se premente esclarecer que o autoritarismo é uma conduta antiética que fere a democracia e os direitos humanos. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, o abuso de autoridade constitui uma violação às leis constitucionais, tornando a organização social instável. Isso (Vírgula) porque, a Constituição federal de 1988, (Sem vírgula) estabelece que ''servidores públicos devem agir com moralidade, legalidade e impessoalidade'' (Melhore a apresentação dessa discussão). Logo, é notório que o ato violento de policiais militares contra cidadãos, por exemplo, é incompatível com o que legalmente se espera desses profissionais, posto que ao invés de defenderem a segurança pública e a justiça, pelo contrário, propagam o terrorismo e a injustiça, desestabilizando a ordem e causando revoltas populares. (O argumento precisa ser mais explorado)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, o abuso de poder fere os direitos humanos, pois opera contra a integridade e a vida dos cidadãos. Isso se evidencia em recortes históricos como a Chacina da Candelária, ocorrido em 1993 no Rio de Janeiro, na qual policiais militares encapuzados atiram em um grupo de moradores de rua que dormiam em frente a Igreja da Candelária (Melhore a apresentação dessa discussão). Crimes como esse, (Sem vírgula) denotam que grupos socialmente oprimidos são os mais vitimados, fato que esta fortemente relacionado com o preconceito preconizado na mentalidade de classes dominantes contra pobres, negros e suburbanos, que tem por consequência ataques desumanos e confere parcialidade de boa parte da sociedade, fazendo o problema persistir ao longo dos anos no país. (Abordagem superficial)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é necessário maiores esforços sociais e governamentais para erradicar o autoritarismo e os preconceitos da mentalidade popular. Nesse proposito, urge que sociólogos e educadores - um dos principais formadores da consciência social - (Muito bem. Apresenta e faz o detalhamento do agente), desenvolvam e apliquem práticas pedagógicas e éticas que emancipem grupos historicamente oprimidos, através das instituição educacionais, redes sociais e mídia. É necessário ​​​​​​​(Vírgula) também, fiscalizações e punições mais frequentes e severas aos infratores por parte do Poder Judiciário. Dessarte, o Brasil será mais justo e organizado, preservando a democracia e a dignidade humana.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 850 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos