Violação na segurança

Tema: Abuso de autoridade no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/09/2020
Nota tradicional: 750
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em 3 de janeiro de 2020 começou a valer a lei de abuso de autoridade que criminaliza constranger o indivíduo se sobrepondo a ele através de alguma profissão (Melhore a construção dessa ideia). Porém, infrações deste porte vêm sendo cometidas no Brasil. Sendo assim, melhores medidas são necessárias para contornar a situação que é causada por preconceitos sociais e por punições fracas ou nulas. (Muito bem. Apresentou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Deve-se pontuar, de início, que a soberba em muitos casos se alinha a discriminação social . Um exemplo notório é do policial militar João Paulo Servato, que foi filmado pisando no pescoço de uma mulher negra em uma abordagem na capital paulista, e infelizmente este caso se assemelha ao de George Froid  Floyd nos Estados Unidos e demais outros (Melhore a apresentação dessa discussão). Nesse sentido, a fala de São Tomás de Aquino, que defende que todas as pessoas devem ser tratadas com a mesma importância, é contrariada. (Abordagem superficial do tema)

(Boa estratégia coesiva) Paralelo a isso, a legislação não é aplicada de maneira devida ocasionando penas inábeis a quem comete atos ilegais. Desse modo a democracia imposta no Brasil fica ineficaz, porque as demandas apresentadas na Constituição ou até na Declaração dos direitos humanos são violadas. (Não compreende a estrutura do texto)

(Boa estratégia coesiva) Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar o cenário. O Ministério da Comunicação, em conjunto com o da Justiça, deve propor palestras sobre a comunicação ou atos não violentos em delegacias ou escritórios oficiais, além de exercer a prática das leis, através de especialistas no assunto que enfatizem as normas de conduta (Muito bem. Apresentou o agente). Por conseguinte, a população estará satisfeita e os índices de violações de direitos diminuirão. (A proposta de intervenção está incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 750 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos