#A.A.X is my name

Tema: Abuso de autoridade no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/09/2020
Nota tradicional: 750
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com o 1° artigo da Declaração Universal dos direitos Humanos(DUDH), todos os cidadãos nascem livres e iguais em direitos e dignidade. Visto isso, como o Brasil é um dos membros da ONU(Organização das Nações Unidas), assim como os demais congregados, ele tem o dever de cumprir tal decreto, haja vista que no preâmbulo do documento está escrito isso. Todavia, a autovalorização dos funcionários estatais, que vem ocorrendo no Brasil, dificulta o cumprimento da obrigação citada. Essa realidade constitui um desafio a ser resolvido, pois é paradoxal ao regime democratico, e porque é crime. (Não formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é importante salientar que, (Sem vírgula) a democracia não propõe a elevação dos representantes, mas sim a submissão deles ao povo. Como afirma John Locke, filósofo contratualista, o estado tem como objetivo de criação assegurar os direitos naturais dos indivíduos , isto é, os quais todos possuem apenas pelo fato de terem nascido. Isso, porque (Vírgula) o significado de democracia é "Sistema de governo no qual o poder emana do povo" , e não "Regime no qual representantes podem fazer o que pretenderem" que é o que muitos estão demonstrando achar verdadeiro e praticando (Melhore a apresentação dessa ideia). Sendo assim, medidas precisam ser tomadas urgentemente para a democracia brasileira não se transformar em uma monarquia, visto que nesta os representantes são cultuados e considerados superiores aos demais cidadãos e não naquela. (Delimite e explore as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, convém lembrar ainda que, (Sem vírgula) o autoritarismo de funcionários públicos refere-se a um delito, pois recusar-se a pagar multas, achar-se dono(a) de locais do governo em função do cargo exercido, inferiorizar outros cidadãos, e atitudes semelhantes, configuram violência simbólica, na qual uma pessoa usa de características próprias para humilhar outra (Melhore a apresentação dessa discussão). Essa prática fere a DUDH, tendo em vista que essa carta proíbe a discriminação, e classifica a prática como crime humanitário, ou seja, aquele que viola um direito humano - situação inadimissível para uma democracia. (Evite uma abordagem superficial)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, nota-se que autoridades abusivas são características contrárias ao regime democrático, infração, e suscita intervenção. Por isso, para combater tal prática deplorável, a mídia, na condição de órgão fiscalizador dos três poderes (Executivo, Legislativo, e Judiciário), (Muito bem. Apresentou e detalhou o agente) deve expor em rede nacional os atos abusivos de servidores, através de reportagens criadas pelos jornalistas- que devem trabalhar baseando-se em fatos e não em opiniões- para ,assim, pressionar o Judiciário a punir os envolvidos devidamente. (A proposta de intervenção está incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 750 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos