Abuso de autoridade no Brasil

Tema: Abuso de autoridade no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/09/2020
Nota tradicional: 550
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando Maquiavel escreveu sua obra, "O Príncipe", ele exemplificou o mau e a opressão como meios de governança de um regime absolutista. Além das narrativas do autor supracitado, ainda hoje, esse cenário de abuso de autoridade se destaca por dois fatores: o excesso de poder e o desvio de finalidade. (Embora tenha apresentado a tese, o tema precisa ser contextualizado com mais clareza)

(Melhore a estratégia coesiva) Decerto que, no Brasil, ocupar cargos públicos de hierarquias elevadas conferem aos seus agentes públicos uma falsa sensação de inimputabilidade. Tal fato é questionado, uma vez que a Constituição Federal de 1988 declara que todos são iguais perante a Lei. Adicionalmente, a forma de atuação arbitrária, (Sem vírgula) fere o princípio da legalidade, e pode configurar assédio moral. (Reestruture as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, para que lhes servem os cargos públicos, se não senão para a finalidade de servir ao interesse de todos (Melhore a apresentação dessa ideia). Consoante a isso, a exemplificação de nomeação de ministro, (Sem vírgula) não pode ser uma ação para conceder foro privilegiado a indiciados pela justiça. Caracterizando, assim, um mau uso da competência. Como ilustrado por Maquiavel já no fim da Idade Média. (Não compreende a estrutura do texto)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para trabalhar esses problemas, é necessário implementar, por meio do Conselho Nacional de Educação, como tema transversal no currículo escolar, a discussão sobre abuso de autoridade. A fim de, através de debates em sala, exemplificar situações do cotidiano e atingir os discentes, provocando-lhes o senso crítico. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 550 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos